Publicado em 21/06/2017 às 08:19, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44
Tarifa Social de energia elétrica é uma tarifa especial que beneficia um grupo específico de clientes, reduzindo o valor da conta de luz. Conhecida também como Baixa Renda, é ordenada por faixas de consumo, com valores mais baixos do que os praticados nos consumidores residenciais normais, subsidiada para consumo até 220 kWh. Esse auxílio criado pelo Governo Federal é conhecido como “Tarifa Social”.
Os beneficiados são as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda mensal por pessoa menor ou igual a ½ (meio) salário mínimo. Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal até 3 (três) salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência, cujo tratamento ou procedimento médico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandam consumo de energia elétrica.
Famílias com Benefício de Prestação continuada da Assistência Social (BCP) também recebem o benefício da Tarifa Social. Esse direito é exclusivo para idosos com idade de 65 anos ou mais, cuja renda mensal seja inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente ou pessoa com deficiência incapacitada para a vida independente e para o trabalho, com renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.
O recadastramento e cadastro está sendo realizado no CRAS do Bairro São Bento, rua Leôncio de Souza Brito, até a próxima sexta-feira (23). Do dia 26 ao dia 30 de julho, os recadastramento e cadastro acontecem nos CRAS, Jandaia e Cascatinha. Os moradores que fizerem o cadastramento da Tarifa Social irão concorrer ao sorteio de dez geladeiras de baixo consumo de energia e irão receber a troca de lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas de led.