Publicado em 18/05/2020 às 16:14, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44
Várias autoridades tem demonstrado parceria nas ações que estão sendo realizadas, confiram as mensagens que as mesmas deixaram
A Prefeitura Municipal de Sidrolândia, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando ações ligadas a Campanha do dia 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Por conta da pandemia do Covid-19, a Campanha neste ano está sendo marcada com a realização de várias ações durante o mês de maio através das mídias, para evitar aglomeração. A equipe reformulou as ações neste ano e os meios utilizados serão as rádios, postagens no site do munícipio ou sites de jornais, facebook, instagram e etc. Não considerando as atividades de abordagem direta, eventos de conscientização, panfletagens, palestras, seminários presenciais, entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas.
Várias autoridades tem demonstrado parceria nas ações que estão sendo realizadas, confiram as mensagens que as mesmas deixaram.
Prefeito Dr. Marcelo Ascoli: “Todos os anos o município sempre esteve engajado nessa campanha, porque é um tema importante e que deve envolver toda a sociedade, infelizmente é algo que acontece pelo Brasil afora, no Mato Grosso do Sul, e certamente em algum momento acontece em Sidrolândia, então exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema seríssimo e vale lembrar que muitas vezes a exploração acontece no ambiente da casa que é pior, por isso devemos denunciar e cuidar das nossas crianças e adolescentes”.
Secretário Paulo Atílio: “Agradeço a dedicação e envolvimento da Secretaria de Assistência Social através do CREAS, que planejaram e desenvolveram as ações nesta campanha, precisamos garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de maneira saudável em um ambiente que garante a sua proteção e integridade, livre do abuso e da exploração sexual, por isso se você tem uma suspeita de que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo qualquer tipo de violência, denuncie, isso pode ajudar meninos e meninas que estejam em situações de risco”.
Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude de Sidrolândia Dr. Fernando Moreira: “Aqui vai uma dica muito importante para todos aqueles que trabalham com a criança e com os adolescentes, é muito importante observar o comportamento da criança, geralmente nos casos de abusos sexuais, a criança que tem um ritmo de vida tranquilo, ela é sorridente, alegre, brincalhona, interage com os colegas de sala, de repente ela se fecha, fica chorando, magoada, a impressão que temos é de que ela não está gostando de alguma coisa e que tem algo de errado acontecendo com ela, se você visualizar uma situação dessas chama a criança para conversar isoladamente, tente fazer com que ela diga o que está acontecendo, e se ela confirmar esses fatos, faça você mesmo a comunicação ao Conselho Tutelar, comunique as autoridades, essa é uma tarefa de todos nós”.
Coordenadora do CREAS Bianca Flávia Sanchez: “Precisamos reforçar que a campanha precisa ser lembrada em todo o ano, não apenas no mês de maio, e mesmo diante a pandemia estamos fortalecendo a rede para que todos continuamos atendendo a violação de direito e estamos aqui para proteger as nossas crianças”.
Psicóloga do CREAS Ana Claudia Semensato: “Quero reforçar que a violência sexual é um tipo de violência que ocorre contra meninas e meninos, e que na maioria dos casos quem comete o ato é algum próximo da vítima, um familiar, um amigo, um colega, alguém que a gente considera está acima de qualquer suspeita, o que leva também uma questão importante que é muito comum que a vítima de violência sexual na infância, fale sobre isso apenas na sua adolescência ou já quando adulta, porque geralmente é quando ela consegue ter a dimensão dessa violência, isso é uma reflexão que na infância a gente ainda não consegue fazer, outra situação é que o agressor costuma ameaçar a vítima, ou ameaçar a fazer algo com pessoas que ela gosta e isso dificulta muito a denúncia”.
A Prefeitura de Sidrolândia tem a parceria com CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, equipe CRAS, Secretarias de Educação e Saúde, Ministério Público e do Tribunal de Justiça.
As denúncias podem ser feitas através do Conselho Tutelar 3272-1760 ou 98402-5106, disque 100, Delegacias ou pelo número 190.
A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.
- Lavar as mãos
- Evitar tocar olhos, boca e nariz
- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas
- Use Álcool gel e máscaras