Publicado em 24/02/2018 às 15:33, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Administração Municipal visitou integrantes do Projeto Urucum do Brasil

Atividade é rentável e abre mais um horizonte para a produção nas pequenas propriedades de Sidrolândia

Mauro Silva, Assessoria Comunicação Prefeitura Sidrolândia

A primeira-dama de Sidrolândia, Ana Lídia Ascoli, representou a Prefeitura Municipal em uma visita na manhã da sexta-feira (23) ao Assentamento Alambari – Fetagri no lote 151, de propriedade de Marlene Bial. Ao lado do deputado estadual João Grandão e do presidente da Câmara Municipal, vereador Jean Nazareth, conheceu a parceria do “Projeto Urucum do Brasil” com os pequenos produtores de Sidrolândia.

Ana levou a Prefeitura ao local, a pedido do prefeito Marcelo Ascoli, que ao lado dos secretários Clayton Ortega, Nelinho Paim e Alice Rosa Gomes, estava em visita oficial a Maracaju, quando se reuniu com o prefeito Maurílio Azambuja para tratar da cooperação no atendimento em Saúde e Educação nos Assentamentos Valinhos e Canta Galo.

As autoridades foram recepcionadas por um grupo de produtores que estabeleceram parceria com o projeto, e trataram do desenvolvimento da cultura na região.

- Encantamento é a palavra que resume esta visita, pela força de vontade, raça e determinação destas pessoas – disse Ana, sobre o trabalho realizado no cultivo do urucum nos lotes da reforma agrária no município.

Ana Lídia recebeu um caderno com informações sobre o projeto. Em seguida, ao lado do deputado e do vereador, a representante da Prefeitura Municipal conheceu o viveiro de mudas e uma área com as plantas já desenvolvidas.

Pequenos produtores de alguns municípios de Mato Grosso do Sul descobriram na produção de urucum uma atividade prática e rentável, a partir da parceria estabelecida com empresas que processam o produto.

Urucum

A parte mais utilizada é das sementes, muito utilizadas como corante natural em diversos tipos de alimentos. Já as folhas da planta possuem propriedades medicinais utilizadas com frequência em tratamentos para cura de doenças.

Os carotenoides presentes no urucum, funcionam como antioxidantes para o sistema ocular, contribuindo para a saúde da visão.

Outros compostos orgânicos como os tocotrienóis (ricos em vitamina E), além de antioxidantes funcionam em outras partes do corpo e por isso fazem com que o urucum também seja utilizado para tratamento de pele.