Publicado em 08/08/2018 às 16:48, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura realizou cerimônia de abertura do Agosto Lilás

Sidrolândia comparece em apoio às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres

Mauro Silva, Assessoria
Cb image default
Foto: Rafael Brites

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado na manhã desta quarta-feira (08/08) para a cerimônia de abertura da Campanha Agosto Lilás, Maria da Penha vai à Escola e Lançamento do Fluxograma, Protocolo de Atendimento e Manual da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

Realizado pela Prefeitura de Sidrolândia através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, o evento recebeu apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Governo e Desburocratização (Segov), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e de setores do Paço Municipal.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli, primeira-dama Ana Lídia, secretário Clayton Lopes Ortega (Segov) e a coordenadora Natália Souza, representaram a Prefeitura na recepção à subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Mulher Luciana Azambuja, defensora pública Johanara Messias Gomes, promotoras de Justiça Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira e Janeli Basso, delegada Thaís Miranda, entre outras autoridades, que juntamente com servidores públicos, estudantes e representantes de segmentos da sociedade organizada da cidade e do campo, compareceram.

Os vereadores professor Tadeu, Edno Ribas e Valdeci José Carnevalli presenciaram, sendo que este último representou na mesa o presidente da Casa de Leis Jean Nazareth.

Para o dispositivo de autoridades foram convidadas mulheres que representam seus segmentos: Marlene Bial (do campo), Ana Batista (indígenas), Gabrielly Santos Bello (jovens), Anália Marta Ribeiro (idosas) e Geovana Fávero (mulheres com deficiência).

Renan Andrade e Thamiris Pereira fizeram participações especiais cantando para a plateia, sendo que ela apresentou uma música de sua autoria dedicada ao combate à violência e estimulando às vítimas a utilização do telefone 180 para denúncias.

A psicóloga técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, Aletânia Ramires Gomes apresentou o manual elaborado por ela, da Rede de Enfrentamento para as Mulheres em Situação de Violência.

Os oradores do evento, enalteceram a iniciativa da gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia, em iniciar ações coordenadas para o empoderamento das mulheres e sua proteção, e conclamaram a sociedade a se irmanar pelo fim da violência contra a população feminina.

Cb image default

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli foi homenageado pela Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, formada por profissionais do município, como agradecimento pelo compromisso do Poder Executivo com as políticas públicas adotadas em Sidrolândia.

O prefeito sancionou a Lei 1.857/2017 que institui o Programa Maria da Penha Vai à Escola, e assinou o Decreto Municipal que criou a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Esta iniciativa da Prefeitura é considerada uma conquista e fortalece o combate e enfrentamento à violência doméstica no município.

O Dr. Marcelo Ascoli ainda recebeu o primeiro Manuel da Rede de Assistência à Mulher em Situação de Violência no Município.

Na parte final do evento, Aparecida Gonçalves ministrou a palestra “O papel da rede Intersetorial no atendimento às mulheres em situação de violência”. Ela é autoridade nacional no tema, sendo por formação educadora e especialista em Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Com atuação junto à esfera governamental federal nas Pastas relacionadas, Aparecida foi a responsável pela classificação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, concedido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) E Ministério do Planejamento.

A programação da Campanha Agosto Lilás em Sidrolândia, seguirá com atividades durante todo o mês, com encerramento previsto para o dia 31.

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRnByZWZlaXR1cmFkZXNpZHJvbGFuZGlhJTJGdmlkZW9zJTJGMjE2NzI4ODk0Njg4OTk2NyUyRiZhbXA7c2hvd190ZXh0PTAmYW1wO3dpZHRoPTU2MCIgd2lkdGg9IjU2MCIgaGVpZ2h0PSIzMTUiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd3RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPSJ0cnVlIj48L2lmcmFtZT4=

A primeira-dama do Município de Sidrolândia, Ana Lídia Ascoli, manifestou sua satisfação com o sucesso da abertura da Programação do Agosto Lilás, pela Prefeitura de Sidrolândia através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher.