Publicado em 26/07/2018 às 09:03, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sidrolândia presente em mais uma reunião do Caminho dos Ipês

Gestão 2017/2020 quer fomentar a atividade turística e inserir município nas ações propostas pelas políticas públicas

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Participantes da terceira reunião do Fórum em Nova Alvorada do Sul (Foto: Divulgação)

O município de Sidrolândia participou na terça-feira (24/07) da terceira reunião do Fórum Regional Caminho dos Ipês, em 2018, em Nova Alvorada do Sul. A servidora Arielle Pereira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tem representado a Prefeitura Municipal nestes encontros.

O Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, defende que seja fomentada a atividade turística em Sidrolândia, a partir de ações coordenadas pela Prefeitura ou inserindo o município em políticas públicas para o turismo, desenvolvidas nas esferas federal e estadual.

O prefeito solicita da gestora da Sedetur, Elaine Brito, a participação da Pasta em eventos que agreguem conteúdo e gerem projetos para o desenvolvimento do setor no local.

Além dos anfitriões e de Sidrolândia, participaram representantes de Jaraguari, Campo Grande, Corguinho e Rochedo.

Os técnicos da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur/MS), Diego Garcia e Geancarlo Meringue, apresentaram a proposta de formalização da Instância de Governança Regional, que é uma orientação do Ministério do Turismo e da própria Fundtur/MS. Segundo essa orientação, as Instâncias de Governanças Regionais (no caso, o Fórum Regional Caminho dos Ipês - que conta com 10 Municípios), deve ter uma personalidade jurídica, com o formato de um conselho, uma associação ou um consórcio regional de municípios. A proposta apresentada será avaliada pelos municípios e respectivos gestores, para então ser validada.

Na reunião outros assuntos foram discutidos, entre eles, a participação dos Municípios da região no XIII Festival do Sobá, que acontece entre os dias 05 a 12 de agosto em Campo Grande e o primeiro Encontro dos Prefeitos da região, que será no dia 09 de agosto também na Capital. Foram abordadas outras ações que estão sendo realizadas pelo Fórum, como o calendário de eventos integrado da região, novo material, participação nos eventos e o novo plano de marketing da região. Outra pauta, solicitada pelos municípios, foi a capacitação voltada ao trade turístico.

Formam a região turística Caminho dos Ipês os municípios de Campo Grande, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Jaraguari, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia, Terenos, Dois Irmãos do Buriti e Nova Alvorada do Sul.

A Instância de Governança Regional – IGR, é uma organização com participação do poder público, do setor privado e de outras entidades representativas do turismo dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o programa em âmbito regional. Elas passam a ser responsáveis pela definição de prioridades, pela coordenação das decisões a serem tomadas, pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo na região turística. (Com informações da Assessoria do Fórum Regional Caminho dos Ipês)