Publicado em 18/02/2019 às 08:47, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Nova Escola “Porfíria” já recebe seus alunos enquanto realiza obras por etapas

Modernização, ampliação e reforma é esperada há anos pela comunidade escolar, que reconhece os benefícios que a obra realizada pela Gestão 2017/2020 trará aos usuários do estabelecimento de ensino. Construtora instalou tapumes, isolando os setores em obras para segurança das crianças

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Nova Escola Porfíria deve ficar pronta em até 4 meses (Fotos: Rafael Brites)

A Escola Municipal “Porfíria Lopes do Nascimento”, que recebe em torno de R$ 1 milhão em obras de modernização, reforma e ampliação, também iniciou o Ano Letivo de 2019 em sala de aula nesta segunda-feira (18/02).

Ainda em execução, a ação é realizada por etapas. A direção da escola explica que os estudantes estão distribuídos em 13 salas, que estão em fase de acabamento, mas que já reúnem condições de realização das aulas.

Em relação aos banheiros, ainda estão interditados por obras, mas os alunos poderão utilizar normalmente os do CMEI em anexo, que teve reforma e adequação de vasos sanitários e pias para uso dos alunos maiores, sem qualquer problema. E a entrada à escola se dá pela Rua Cassiano de Souza em frente à Praça do Bairro São Bento.

A previsão é de que em até 4 meses a construção seja totalmente concluída. Neste período profissionais da empresa de construção civil vão dando andamento aos serviços.

A construtora instalou tapumes para separar os alunos dos setores em obras, de modo que frequentem as aulas em segurança.

Reivindicação antiga saindo do papel

A comunidade escolar está feliz com esta obra relevante realizada pela Gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia. Por iniciativa do prefeito, Dr. Marcelo Ascoli, a construção da “Nova Escola Porfíria” – inaugurada em março de 1980 e recebeu uma ampliação em 2007 – vem de encontro aos anseios dos usuários da unidade.

A Escola Municipal “Porfíria Lopes do Nascimento” há anos carecia de uma atenção especial. Neste período a estrutura física ficou bastante deteriorada, gerando inúmeras reclamações de pais, alunos e profissionais que atuam na unidade escolar, onde relatavam estado de abandono e condições inadequadas para a realização das atividades.

O projeto da total reformulação e mudança do quadro desanimador entre aproximadamente 800 frequentadores (dos quais, 733 alunos matriculados em 2019) já estava alinhavado pela atual administração desde 2017, saiu do papel a partir da legislação de outorga onerosa criada pelo mandato vigente, que e enviada e aprovada pela Câmara Municipal no ano retrasado, permitiu atrair capital da iniciativa privada e dinheiro dos cofres municipais para melhorias em prédios públicos.

A “Nova Escola Porfíria” está sendo a pioneira a receber recursos através desta Lei Municipal.

Salas de aula ainda não estão prontas, mas já estão em condições de receber alunos para as atividades letivas

- Em breve concluiremos esta obra conforme prevê o projeto, e então a nossa população perceberá que valerá a pena ter aguardado pelo período de obras para receber finalmente uma escola modernizada e com estrutura adequada para a realização dos trabalhos com nossos alunos – ressaltou o prefeito.

Detalhes da construção

O início das obras ocorreu no dia 16 de maio de 2018. A unidade escolar está em um terreno com 3.400 m², com espaço construído passando a ser de 2.054,35 m². Além da reforma completa haverá a ampliação com a construção de uma área composta por hall de entrada, sala da diretoria, sala de professores, secretaria, lavabos masculino e feminino. A nova estrutura passará a ter 15 salas de aula.

Conforme o projeto arquitetônico, a reforma total permitirá adequação de sala de informática, sanitários adaptados para PNE (portador de necessidades especiais), sala de material esportivo, salas de reforço, cozinha ampliada para melhor preparo e manipulação dos alimentos, área de serviço, despensa, bicicletário.

A revitalização do prédio contemplará área de estacionamento para funcionários, melhorias na quadra de esportes. Outra novidade estará no saguão de múltiplo uso que receberá uma nova cobertura de Shed que propiciará ventilação natural cruzada amenizando o problema de arejamento no local.

A frente da escola terá gradil em toda a extensão da fachada para dar mais leveza visual.