Publicado em 24/03/2021 às 16:02, Atualizado em 24/03/2021 às 20:06
Atuação da Vigilância Sanitária na JBS e bancos, a situação do Hospital, sanitização de locais públicos, prorrogação das aulas remotas e do Decreto Municipal, foram discutidos pela força tarefa
Representantes das repartições que integram o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (24/03), no Centro de Múltiplo Uso, para avaliar as medidas que estão sendo realizadas e definir novas providências.
A prefeita Vanda Camilo e secretários municipais participaram da reunião, que envolveu setores do Poder Público Municipal, Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa e Corpo de Bombeiros.
Há a preocupação das instituições, com o crescimento abrupto do número de óbitos, internações e casos positivos de Coronavírus.
A força tarefa discutiu as recomendações do Ministério Público (MP) acerca das medidas de enfrentamento e definiu encaminhamentos.
A reunião tratou sobre a situação do Hospital, que adotou medidas restritivas ao atendimento rotineiro para priorizar pacientes com Covid-19; A disponibilidade dos insumos nas Unidades de Saúde; Atendimento às pessoas em isolamento domiciliar; Fiscalização ao comércio; entre outras medidas.
Sobre o Hospital
Por um período de 15 dias, já iniciado o Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa suspenderá atendimentos por convênios e ambulatoriais, e priorizará os pacientes do SUS que apresentarem sintomas respiratórios.
Serão atendidos os pacientes que se enquadrarem em situações de urgência e emergência, encaminhados pelo Samu, Bombeiros ou Upa.
Isolamento domiciliar
As Unidades de Saúde estão monitorando e rastreando os pacientes em isolamento domiciliar, e se houver casos de descumprimento à regra, ao receber a denúncia, será acionada a ouvidoria do Ministério Público.
Bancos e JBS
Ficou definido na reunião do Comitê, que está mantida a fiscalização e orientação no comércio (para o uso de máscaras, álcool 70% gel ou líquido, e distanciamento), e que haverá visitas aos bancos para orientação. A Vigilância Sanitária também realizará uma vistoria na empresa JBS.
Prorrogado o ensino remoto
Para as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, as aulas remotas estão prorrogadas, agora até o dia 01/05/2021.
E o Decreto Municipal, com as medidas vigentes de enfrentamento à pandemia da Covid-19, será prorrogado por mais sete dias.