Publicado em 29/05/2017 às 15:10, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Durante entrega de patrulhas, prefeito anunciou reabertura de unidade de saúde no Eldorado

Natalia de Souza,

No sábado (27) pela manhã, o prefeito Dr. Marcelo Ascoli recebeu o governador Reinaldo Azambuja que cumpriu agenda no município para a entrega de 02 (duas) patrulhas mecanizadas para a agricultura familiar.

O governador estava acompanhado do diretor-presidente da AGRAER, Enelvo Felini, dos deputados estaduais Zé Teixeira e Coronel David, da vice-governadora Rose Modesto e do Assessor Especial do Governo, Nelson Cintra.

Participaram da solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Jean Nazareth, o vereador Carlos Tadeu, líder do prefeito, secretários municipais, vereadores e a primeira-dama Ana Lídia Ascoli.

A primeira patrulha entregue foi realizada no assentamento Eldorado Parte II no lote do seu João dos Santos, o Joãozinho, como é conhecido. Logo após foram até a sede da Cooperativa dos Assentados Eldorado II – COPEL - região Bafo da Onça para a segunda entrega.

A patrulha que vai beneficiar os assentados é formada por um trator agrícola, uma grade aradora, uma grade niveladora, um rotoencanteirador e uma pá carregadeira. O valor investido é de cerca de 160 mil reais.

O prefeito agradeceu ao governador e o diretor da AGRAER pela aquisição que irá ajudar no aumento da produção dos pequenos agricultores possibilitando o aumento da geração de renda das famílias. “Quero agradecer ao governo do estado em nome do governador Reinado e do presidente da AGRAER, Enelvo Felini, por possibilitar a realização desta tão esperada máquina”.

O prefeito também destacou o caminhão baú que realiza o transporte dos produtos da agricultura familiar. “O caminhão está aí, funcionando. Vamos trabalhar ainda mais para fortalecer a nossa agricultura familiar. Porque se ela vai bem, o município será mais forte, o comércio local desenvolverá ainda mais”, destacou.

Saúde nos assentamentos

Durante seu discurso, Marcelo aproveitou para anunciar sobre o retorno do atendimento médico na sede da Eldorado previsto para o dia 07 de junho que beneficiará aquela comunidade. Desde dezembro de 2014, a unidade de saúde da sede do Eldorado foi desativada e os assentados precisam se deslocar até o Capão Seco para receber atendimento. Essa região tem o maior número de assentados e é a maior em território. “É uma região muito grande, queremos oferecer uma saúde mais próxima, evitando que vocês percorram muitos quilômetros para ser atendidos”, explicou o prefeito.

A coleta de exames também voltará a funcionar na região, em períodos determinados, sem que precisem ir até a cidade.

A unidade móvel de saúde com a equipe composta de médico, enfermeiro, dentista e auxiliares também voltará a funcionar com previsão para dia 12 de junho. “A reforma da unidade móvel está quase concluída e vamos colocar ela para rodar esses assentamentos levando saúde para nossos agricultores. Não tem como produzir se não tiver com a saúde em dia”, disse o prefeito.

Em janeiro de 2017, quando a atual gestão assumiu, as unidades de saúde dos assentamentos não estavam funcionando, foi preciso a recontratação de médicos e profissionais e reabrir os postos devolvendo o atendimento para as comunidades.

A outra unidade móvel de saúde também está funcionando e atualmente está atendendo na região do Bafo da Onça.