Publicado em 06/04/2018 às 14:51, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Empresário visita município para analisar instalação de agroindústria

Integrantes do Executivo Municipal receberam deputado estadual Renato Câmara e grupo para a reunião

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Foto: Rafael Brites

A atenção voltada para o fomento e diversificação da cadeia produtiva nas pequenas propriedades, assentamentos e aldeias indígenas com a finalidade de propiciar a melhoria da renda das famílias rurais é uma das prioridades da Prefeitura de Sidrolândia, através dos projetos desenvolvidos pelo prefeito Marcelo Ascoli e equipe administrativa.

Com participação ativa no auxílio ao transporte da produção, dos insumos, e maior volume de compras para a destinação à merenda escolar, a Prefeitura é parceira importante dos munícipes que produzem e comercializam o resultado do trabalho.

A atração de agroindústrias para beneficiamento do que é produzido é também parte do projeto do Poder Executivo para favorecer o pequeno produtor com a opção de venda do que é cultivado.

Produção da mandioca

Na tarde da quinta-feira (05), o deputado estadual Renato Câmara – acompanhado do secretário de Agricultura de Ivinhema Edson Correa e do empresário João Antônio Ramos, proprietário da Fecularia Ramos – visitou o Paço Municipal.

O prefeito Marcelo Ascoli estava em agenda oficial em Campo Grande, mas solicitou ao vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes que o representasse na recepção aos visitantes.

Além do vice, integraram o grupo da administração na reunião o secretário Ivan de Oliveira (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente - SEDERMA) e equipe da Pasta, Nilo Cervo (Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos) e Sandro Gonzales (Juventude, Esportes e Lazer).

Foi a terceira reunião realizada pela administração com o parlamentar e a administração municipal, para tratativas da implantação de uma fecularia em Sidrolândia, para desenvolver a cultura de mandioca e absorver a produção das pequenas propriedades e agricultura familiar, proporcionando a geração de renda e empregos.

No encontro anterior, ocorrido no Salão de Múltiplo Uso do CRAS Jandaia, o prefeito e autoridades municipais reuniram em torno de cem agricultores familiares para tratar do assunto com o deputado Câmara.

Empresário demonstra interesse

Para a reunião da quinta-feira, a novidade foi a presença do empresário João Antônio Ramos, que estreitou laços com Renato Câmara na época em que o deputado administrou o município de Ivinhema e estimulou a atração de agroindústrias, entre elas a Fecularia Ramos, e garantiu o fomento da cultura da mandioca na região.

Ele ouviu das autoridades municipais, que a agricultura familiar absorve cerca de 4.200 lotes em aproximadamente 74 mil hectares, e que além da disponibilidade de área, há o interesse dos agricultores familiares em apostar no cultivo da mandioca desde que haja saída para produção.

O empresário entendeu que o movimento criado para a instalação da fecularia, e o desejo da expansão da cultura a partir da garantia da compra da produção, assegurariam à agroindústria a disponibilidade da mandioca para o beneficiamento.

Os representantes da Prefeitura de Sidrolândia levaram os visitantes para conhecerem duas áreas para avaliação, e o empresário ficou entusiasmado com uma delas.

Com a manifestação do interesse de João Antônio Ramos em se instalar no município, a atual gestão municipal aguarda pela resposta definitiva, que deve ocorrer nos próximos dias.