Publicado em 12/05/2018 às 12:49, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Insalubridade: Vereadores também reivindicaram por categoria de ACS

Administração menciona esforços de Otacir e Carlos Henrique. Executivo atende pedido e amplia categorias contempladas

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Servidores de todas as áreas da Saúde ouviram o anúncio e aprovaram a medida adotada pela Administração Municipal (Foto: Rafael Brites)

A notícia dada pelo prefeito Marcelo Ascoli na quinta-feira (10) durante a 6ª Semana de Enfermagem e Trabalhadores da Saúde, da concessão, em breve pela Prefeitura, do adicional por insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Endemias que estejam exercendo a atividade, e para Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) e Assistentes Administrativos que atuem em locais afins, foi comemorada não somente pelas categorias, como pelos servidores do âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito destacou em entrevista a esta Assessoria de Comunicação, que o atendimento à reivindicação para as categorias de servidores públicos, foi uma solicitação da primeira-dama, Ana Lídia Ascoli ao Poder Executivo que é possível, neste momento de ser atendida, após os estudos das equipes financeira e técnica do Paço Municipal.

O Dr. Marcelo e Ana Lídia porém, destacaram ainda a luta de vereadores que apresentaram à Prefeitura a solicitação no ano de 2017 do pagamento do adicional por insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

- Os vereadores Otacir Figueiredo e Carlos Henrique se empenharam bastante, e no ano passado enviaram este pedido à administração, com o objetivo de se habilitar o pagamento da insalubridade aos ACS. Por isso, devemos também estender o mérito a eles. E a primeira-dama foi solidária a esta causa. Como enfermeira concursada conhece bem a legitimidade deste pleito, tanto que se lembrou de inserir também os ASG e Assistentes Administrativos que atuem nos setores que justifique a insalubridade, e os Agentes de Endemias – reiterou o prefeito.

A primeira-dama agradeceu ao Poder Executivo pelo atendimento do pedido, e afirmou que a união de esforços proporciona resultados positivos. – Quero dizer que o comprometimento do Legislativo no apoio às proposições dos vereadores Otacir e Carlos Henrique foi muito importante, porque veio de encontro com o nosso entendimento de que a insalubridade precisava ser paga aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Fiquei muito feliz em receber da administração a notícia de que junto a este pedido, o nosso também foi aceito de ampliarmos as categorias atendidas, como Assistentes Administrativos, ASGs e Endemias que trabalhem em áreas onde seja justo o pagamento do adicional. Se no ano passado não foi possível por causa da limitação financeira, precisamos comemorar o atendimento agora, após o prefeito receber do setor financeiro o sinal verde – comentou Ana Lídia.

O Dr. Marcelo Ascoli explicou que mesmo que não exista uma lei, o Poder Executivo em Sidrolândia concederá a insalubridade às classes citadas. Serão respeitadas as avaliações técnicas e periciais em andamento, e a previsão é de que até o início do segundo semestre os trâmites sejam concluídos para começar o repasse do adicional.