Publicado em 19/02/2018 às 17:04, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44
Administração planeja mais obras com recursos próprios ou de emendas federais e estaduais
A Câmara Municipal de Sidrolândia realizou na quinta-feira (15) a Sessão Solene de abertura dos trabalhos em 2018. Além dos pronunciamentos dos vereadores, houve a entrega de uma Moção de Congratulações ao deputado estadual Enelvi Felini, e a tradicional e aguardada mensagem do Poder Executivo.
O prefeito Marcelo Ascoli foi convidado pelo presidente do Poder Legislativo, Jean França Nazareth para ocupar um lugar junto à Mesa Diretora e utilizar a tribuna para apresentar o trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal.
Ações em 2017
Representando a Prefeitura no pronunciamento, Dr. Marcelo Ascoli saudou os vereadores, enalteceu a parceria que permitiu em 2017 a aprovação de mais de 40 matérias e a atualização de diversas leis municipais, as quais propiciaram que o Poder Executivo possa destravar questões burocráticas diversas não somente na área pública, mas principalmente para a iniciativa privada e aos munícipes em geral.
O prefeito sintetizou as ações desenvolvidas no ano passado em cada Secretaria Municipal, demonstrando a intensa movimentação da máquina pública local em todas as áreas, onde os destaques ficaram para a inauguração da UPA, incremento das ações no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e em outros setores da Saúde, forte apoio à agricultura familiar, construção ou reforma de 17 pontes com recursos próprios ou em parcerias com produtores, retomada da obra do CMEI “Heitor Machado dos Santos” no Bairro Sidrolar, conclusão e abertura do CMEI “João Lemes de Souza” no Bairro Altos da Figueira, reformas na Escola Municipal “Estância Belém”, CMEI “Irmã Demétria Pedrosa de Almeida” e o investimento nos cidadãos a partir da realização de inúmeros cursos de qualificação.
Lembrou ainda que Sidrolândia foi o terceiro município que mais gerou empregos em Mato Grosso do Sul, e nesta mesma posição, entre os que mais colocam produtos para comercialização no Ceasa em Campo Grande, contando também com itens da agricultura familiar sidrolandense, com 72% de participação neste segmento.
O prefeito incluiu na mensagem os agradecimentos da Prefeitura aos secretários municipais e suas equipes, além dos funcionários públicos municipais. Salientou a importância desta categoria para qualquer gestão que tenha passado pelo Poder Executivo em Sidrolândia, e expressou o desejo de contar com a parceria dos seus “colegas de trabalho”, já que é servidor público de carreira como médico.
Perspectivas favoráveis para 2018
O prefeito Marcelo Ascoli durante a mensagem – quase uma hora de pronunciamento, sem ser repetitivo – também falou das expectativas para 2018 e anos seguintes da atual gestão, a partir do trabalho elaborado pela administração, envolvendo o corpo gestor e as equipes técnica e jurídica, que conseguiram cadastrar projetos importantes e, junto com os parceiros da administração – além do prefeito, primeira-dama, secretários – como os vereadores e líderes políticos, emplacar mais de R$ 8 milhões em emendas parlamentares federais e estaduais prevendo investimentos em asfalto, drenagem, custeio para a Saúde, aquisição de ambulâncias, vans, patrulhas mecanizadas e prédios públicos.
Conforme o prefeito, haverá obras com recursos próprios, como por exemplo a pista de caminhada da Avenida Antero Lemes da Silva, a reforma do Terminal Rodoviário “Sebastião Olindo” e das Escolas Municipais Indígenas “Cacique Armando Gabriel” – Polo na Aldeia Córrego do Meio, e Extensão “Marcelino José” na Aldeia Lagoinha.
Citou também dinheiro dos cofres da Prefeitura e participação da iniciativa privada para a reforma e ampliação da Escola Municipal “Porfíria Lopes do Nascimento”.
Projetou investimentos para a Cozinha Piloto, e ações políticas junto às esferas de governo para a conclusão de obras que estão paradas e são importantes para o município: Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, cobertura e vestiários da Quadra de Esportes da Escola Municipal “Leonida La Rosa Balbuena” no Assentamento Jiboia, Praça do Bairro Morada da Serra, Escola Municipal no Jardim Paraíso, entre outras.
Ele também quer acelerar as obras de reforma do prédio do Posto de Saúde Central “Acelino Roberto Ferreira”, e falou em manter a atenção para os trabalhos de conservação das estradas vicinais em atendimento às famílias rurais, transporte escolar e escoamento da produção.
Sucedido pelos vereadores, o prefeito ouviu dos membros do Poder Legislativo manifestações de apoio para aprovação das matérias que venham de encontro aos interesses da população, e que promovam o desenvolvimento do município.
A Prefeitura também esteve representada durante a Sessão Solene da Câmara Municipal, além do prefeito, pela primeira dama Ana Lídia Ascoli, secretários, diretores e coordenadores de todos os setores.