Publicado em 22/11/2018 às 16:59, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

População do Barra Nova e Estrela aprova Projeto “Prefeitura no Campo”

Corpo administrativo participou de três reuniões para ouvir demandas e conversar com moradores na região onde vivem

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Início foi pela Sede do Assentamento Barra Nova II (Fotos: Rafael Brites)

Está aprovado pela população o Projeto “Prefeitura no Campo” iniciado pela Gestão 2017/2020 da Administração Municipal em Sidrolândia.

É o que ficou evidenciado na primeira edição na quarta-feira (21/11) entre os participantes das três reuniões realizadas durante o dia.

Além do prefeito Dr. Marcelo Ascoli, do vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, da primeira-dama Ana Lídia Ascoli, compareceram os secretários municipais, diretores e coordenadores de setores estratégicos da gestão.

A finalidade do projeto, conforme o idealizador, Dr. Marcelo, é levar o corpo administrativo até as localidades urbanas e rurais, estar mais próximo das comunidades, ouvir as reivindicações e sugestões da população, dar satisfações sobre os serviços realizados, e estreitar o relacionamento entre prefeito, vice, primeira-dama, secretários, outros gestores com os munícipes.

Cb image default
Segunda reunião foi realizada na Sede do Assentamento Estrela

Regiões atendidas

As reuniões durante a quarta-feira ocorreram em regiões diferentes. A primeira no período da manhã foi na Sede do Assentamento Barra Nova II, onde estavam o presidente da Associação Nova Esperança Arlindo Vieira, Osvaldo de Paiva (um dos líderes da entidade comunitária), a diretora da Escola Municipal Ariano Suassuna, Elisabeth Pereira da Silva, e diversos moradores. No Barra Nova II vivem, segundo informações das lideranças, 178 famílias.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jean Nazareth, acompanhou o evento no Assentamento Barra Nova II e parabenizou a Administração pela realização do projeto.  

O segundo encontro se deu no início da tarde na Sede do Assentamento Altemir Tortelli (mais conhecido como Estrela), onde a equipe da Prefeitura foi recepcionada pelo presidente da Associação dos Produtores de Leite e Hortifruti do Assentamento Altemir Tortelli (APROLAT), Hélio Espíndola e sua esposa Débora, além de lideranças e famílias da região. No Estrela há 114 lotes ocupados.

No meio da tarde aconteceu a reunião de fechamento da primeira edição do “Prefeitura no Campo” no Assentamento Barra Nova I/Fetagri. O presidente Agápito Marques e esposa Maria recepcionou a comitiva em seu terreno, onde já se encontravam lideranças da comunidade, como o pastor Osmar, e muitos moradores que ocupam alguns dos 81 lotes.

Cb image default
Famílias do Assentamento Barra Nova I/Fetagri também aproveitaram a ação

Depoimentos de participantes

“Isso é excelente porque a gente nunca viu isso por aqui né? Então ele está de parabéns em atender a nossa reivindicação aqui também, com certeza que isso aqui é muito bom, e que seja nos outros assentamentos porque todo mundo precisa. Então a gente fica contente, isso aqui é uma boa iniciativa para todos nós” – Josefa Silva de Souza, lote 158, Barra Nova II.

“Pra falar a verdade, foi a melhor coisa que teve viu? Porque é a primeira vez que acontece uma ação dessa aqui dentro do assentamento. Foi a melhor oportunidade que ele deu para o assentado estar aqui junto com ele reivindicando, conversando e podendo resolver os problemas. Quem sabe agora a gente consegue né? – Maria de Fátima, lote 77, Barra Nova II.

“Olha, eu vou falar bem a verdade, em toda a minha vida eu nunca vi um prefeito fazer isso, assim, vir e conversar com o povo, hoje é a primeira que eu vejo mesmo, pra conversar com a população, ver o que a população está precisando na chácara e no sítio, hoje foi a primeira vez, e ele está de parabéns” – Franciscléia, lote 138, Barra Nova II.

“Eu acho muito interessante porque como às vezes a gente não pode estar indo à prefeitura, ele vindo até aqui agora vai trazer essas melhorias pra gente, porque a gente precisa. Então muita coisa que a gente tem que falar, vai poder falar aqui agora. Eu achei muito interessante e importante. E nunca aconteceu, o Dr. Marcelo (e equipe da Prefeitura) trouxe pela primeira vez né, que está vindo agora. E espero que não fique só por aqui, que continue. Gostei muito” – Maria Fé da Cruz, residente há 9 anos no Barra Nova II.

“É uma ação inédita no município. Eu acho que é uma das melhores iniciativas que pode acontecer nesses últimos tempos. Pro cidadão ver que a Prefeitura está de portas abertas e eles mesmo reivindicarem o que eles anseiam aqui no campo” – Hélio Espíndola, presidente da APROLAT, Estrela.

“Rapaz, no momento eu tô feliz, porque dentro de dez anos é a primeira vez que um prefeito vem pra conversar com a comunidade. Eu nunca vi um prefeito fazer isso. Ele tá mais em contato com o povo. Gostei muito que ele comprou caminhão novo” – Modesto dos Santos Gomes, lote 27, Estrela.

“Recebi uma bola e uma rede de vôlei pro pessoal brincar nas horas vagas e isso ajuda bastante. Eu lembro que quando ele (prefeito) vinha nas reuniões ele falava desse projeto. Eu estava até esperando acontecer pro pessoal participar. Como um rapaz falou aqui, é o primeiro prefeito que veio né. Muito bom” – Débora Borges, APROLAT, Estrela.

“É uma surpresa maravilhosa porque não é em todo lugar que a gente vê. Eu vim de uma cidade grande, Campo Grande, que não tem isso aqui. E vocês (Prefeitura) estão de parabéns, o prefeito, primeira-dama. Estarei com minha comunidade sempre trazendo apoio a esse projeto e eu tenho certeza que vai longe, porque eu vi na fala dele a sinceridade, a vontade de trabalhar, então hoje eu fico muito contente” – pastor Osmar Barbosa Martins, Barra Nova I/Fetagri.

“Esse é um resultado bom, porque é a própria pessoa que vai dizer o que sente, não sou eu (presidente) que vou falar, sobre estrada, saúde, uma máquina pra gradear a terra, trazer um calcário, uma cama de frango. Aí os filhos não vai sair de perto deles, vão poder trabalhar, ajudando o pai e a mãe. É bom pra comunidade, porque aí a comunidade tem como cobrar o prefeito e os secretários, e acompanhar o que está sendo feito” – Agápito Marques, Associação Barra Nova I/Fetagri.  

Confira Galeria de Imagens

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação