Publicado em 22/03/2018 às 21:50, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44
História de Koji Takamatsu foi contada em obra entregue por coordenador de projeto
O corretor de imóveis Clédio Santiani, coordenador do Projeto Formando Vencedores, visitou a Prefeitura de Sidrolândia nesta quinta-feira (22), onde foi recebido pelo gestor Marcelo Ascoli.
Na oportunidade, Santiani em nome de Sérgio Takamatsu, um dos maiores nomes do karatê estilo Wadô-Ryu no Brasil, entregou um livro ao chefe do Poder Executivo de Sidrolândia, como presente em homenagem à Prefeitura Municipal, que desde 2004 é parceira e apoia os eventos da arte marcial.
A obra conta a história do karatê estilo Wadô-Ryu no Brasil através da vida do seu criador, o mestre Koji Takamatsu, nascido em 1930 em Kakogawa, província de Hyogo no Japão.
O prefeito Marcelo Ascoli agradeceu a Clédio Santiani e pediu que o apoiador do projeto leve o abraço e reconhecimento da administração 2017/2020 e da população de Sidrolândia, em retribuição ao presente.
Clédio explicou que além do prefeito, receberam o livro o juiz de Direito Fernando Moreira Freitas da Silva, as promotoras de Justiça Daniele Borguetti Zampieri de Oliveira e Janieli Basso e o pároco local frei Júnior Rosa.
Projeto Formando Vencedores
Criado em dezembro de 2009, oferece o karatê estilo Wadô-Ryu como projeto social em atendimento às crianças e adolescentes de Sidrolândia.
Recentemente formou dois de seus alunos. Flávio Jara e Felipe Rodrigues agora são faixa preta.
O Formando Vencedores levou o nome de Sidrolândia no período de 23 a 25 de fevereiro em Gramado, Rio Grande do Sul, quando participou de mais uma edição do Evento Internacional Gashuku Internacional Wadô-Ryu, reunindo medalhistas olímpicos, pan-americanos, sulamericanos. Os karatecas brasileiros se juntaram a chineses, chilenos e japoneses, num total de 175 atletas.
Koji Takamatsu
O Mestre Takamatsu tornou-se Hanshi-Shihan 9º Dan pela Organização Wadô-Ryu Internacional em 1996.
Treinou com o Grã-Mestre Hironori Otsuka I e também com o Grã-Mestre Hironori Otsuka II antes de optar morar no Brasil, em fevereiro de 1956, ponto de partida para a história da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Remei do Brasil.