Publicado em 15/01/2018 às 13:00, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura cria Força Tarefa para socorrer estradas vicinais e limpeza urbana

Mauro Silva, Assessoria Prefeitura Sidrolândia
Foto: Rafael Brites - Prefeitura Sidrolândia

Realizada na manhã desta segunda-feira (15) a reunião da Prefeitura de Sidrolândia para definir estratégias de atuação com a finalidade de dar manutenção nas estradas vicinais após o volume de chuvas acima do esperado nos últimos meses (quase mil milímetros acumulados), que comprometem a trafegabilidade em diversas regiões.

Ontem (14) o prefeito Marcelo Áscoli percorreu diversas regiões para se certificar da situação atual. Eles visitou os Assentamentos Santa Lúcia, Geraldo Garcia, São Pedro, Capão Bonito, Barra Nova, Estrela, Eldorado I, João Batista, MST, Guaviral, APAGE, Retiro do MST, Eldorado II Sede, Bafo da Onça, Terra Roxa.

Além destas localidades, trechos de importantes estradas de acesso a fazendas também estão deteriorados, comprometendo não somente a circulação de moradores, como também o escoamento da produção, e logo, o transporte escolar que começa a rodar no dia 5 de fevereiro.

Na zona rural habita 34% da população do município estimada pelo IBGE (2017) em 54.575 pessoas, e o agronegócio movimenta todas as regiões. Por isso a administração quer dar uma resposta rápida e satisfatória, mesmo com as previsões da meteorologia anunciarem mais pancadas de chuvas para janeiro.

Também foi combinada a linha de ação para retirada de entulhos nas calçadas em algumas vias da área urbana.

Área Rural

O prefeito Marcelo Áscoli, que convocou a reunião, criou a Força Tarefa que será composta por equipes da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, e Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, ouviu secretários e encarregados dos serviços nas estradas vicinais, e se inteirou sobre a estrutura de máquinas disponível para a formação das frentes.

Duas equipes já foram montadas pela Força Tarefa, que para levar agilidade no atendimento emergencial a todas as regiões, trabalharão para eliminar os trechos críticos com patrolamento, aplicação de cascalho e outros tipos de intervenções que se fizerem necessárias.

A Prefeitura ainda neste mês envidará esforços e recursos com o intuito de montar a terceira equipe.

Há uma frente atuando desde a semana passada no Território Indígena Buriti, proporcionando condições de acesso as estradas principais até o Assentamento Flórida, e na outra ponta, até o entroncamento com a MS-162. Terão melhores condições de acesso famílias indígenas das aldeias Córrego do Meio, Lagoinha, 10 de Maio e Pahocini.

Outra seguirá na terça-feira (16) para socorrer o primeiro trecho crítico definido na reunião, que será a estrada da Escola Retiro João Batista, no Assentamento Eldorado I. Esta vicinal dá acesso à Rodovia BR-163 até Anhanduí e ao Assentamento Nazareth. Transitam nela em torno de 3 mil pessoas residentes em 1.100 lotes no entorno.

Os trechos que estão próximos de onde as equipes estiverem trabalhando e que necessitem da manutenção urgente serão prioritários, para facilitar também a logística das frentes de serviços.

Limpeza Urbana

O excesso de chuvas não compromete somente a acessibilidade pelas estradas da zona rural. Na cidade este fator também dificulta a Prefeitura a acelerar a retirada de galhos, sacos de folhas e grama, móveis inservíveis e outros entulhos retirados dos quintais e deixados nas calçadas pela população.

Ocorre que o local onde é despejado todo esse material, está encharcado. O solo não está suportando a quantidade de água, e os caminhões e máquinas por causa do excesso de peso não conseguem trabalhar na região acomodando o lixo, e preparando o terreno para a colocação de novas cargas.

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos mantém a estratégia de atuação preparada, para gradativamente acelerar esta ação com as empresas terceirizadas e estrutura própria.

- Mesmo com as chuvas, mesmo com nossa estrutura pequena de maquinários, de toda dificuldade estrutural para uma quantidade grande de demandas provocada pelo tempo, vamos unir esforços para atender no que for possível, eliminando pontos críticos e atendermos a população. O tempo continuará chuvoso, mas precisamos dar uma resposta de trabalho – concluiu o prefeito.