Publicado em 21/03/2019 às 22:10, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura solicitará autorização legislativa para financiar compra de máquinas e caminhões

Gabinete quer renovar maquinários para assegurar agilidade e qualidade dos serviços nas estradas vicinais. Assim que tempo firmar, equipes trabalharão na recuperação das vias rurais e urbanas, com a atual estrutura. Pedidos de ajuda ao Governo do Estado foram renovados

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Prefeito e vice-prefeito durante visitas à zona rural em 2018 (Foto: Arquivo/Rafael Brites)

Após adquirir dois caminhões em 2018, com recursos próprios ao custo de R$ 603 mil, e garantir R$ 450 mil em emenda parlamentar junto à deputada federal licenciada e atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para a compra de uma escavadeira hidráulica, a Gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia quer avançar na renovação da frota de máquinas e caminhões, para propiciar agilidade e mais qualidade nos serviços executados, principalmente, de recuperação das estradas vicinais.

O anúncio foi feito pelo prefeito, Dr. Marcelo Ascoli, nesta quinta-feira (21/03) em entrevista à Coordenadoria de Comunicação, ao anunciar as medidas que serão tomadas pela Administração Municipal para recuperar os inúmeros estragos causados pelas chuvas volumosas que caem em Sidrolândia neste mês de março.

O Dr. Marcelo, acompanhado de integrantes da equipe administrativa, percorre com frequência a zona rural de Sidrolândia, para acompanhar os serviços executados pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Infraestrutura junto às estradas, ou mesmo para levantar os trechos críticos onde há a necessidade de intervenção das máquinas e servidores do ‘trecho’.

- A nossa equipe nunca para de trabalhar, sempre está em um local ou outro. Nossas máquinas e caminhões são muito antigos. No ano passado, todos lembram, compramos dois caminhões novos e pagamos, mas ainda assim há uma deficiência muito grande e eles estragam muito, é que nem carro velho, é a mesma coisa, e os consertos tem que ser feitos rotineiramente, mas estamos trabalhando, dando toda a atenção para que a nossa equipe faça o melhor com aquilo que nós temos – destacou o prefeito, ao emendar que a primeira medida a ser tomada após as chuvas é colocar a estrutura atual em atendimento à zona rural.

Outra expectativa apresentada pelo chefe do Poder Executivo em Sidrolândia é com o atendimento das reivindicações que apresentou ao Governo do Estado, de auxílio nas ações junto às estradas vicinais.

- Nós visitamos rotineiramente o Governo do Estado, Secretaria de Infraestrutura, Agesul. Desde 2017 temos colocado as nossas demandas dos nossos mais de 4 mil quilômetros de estradas vicinais, dos 28 assentamentos e 5 aldeias, das diversas regiões de fazendas e corredores do agronegócio. A nosso pedido em 2017 a Agesul enviou o engenheiro Caio onde por dois dias visitamos as estradas vicinais. Sabemos que o Estado também enfrenta dificuldades e ainda precisam cuidar das rodovias estaduais. Temos um bom relacionamento, sabemos dos limites, mas estamos pedindo. Recentemente estive com o vice-governador Murilo Zauith e um grupo de secretários, onde apresentamos toda essa demanda das nossas estradas vicinais, dos corredores dos assentamentos, dos corredores do agronegócio, pra que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e a Agesul possam nos auxiliar. Fomos muito bem recebidos lá, e temos certeza que o Governo do Estado vai estar ajudando Sidrolândia – afirmou o prefeito, que agradeceu ao deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa que tem articulado as agendas e se tornou um importante parceiro da Gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia no encaminhamento de pleitos fundamentais para o município.

Compra de máquinas e caminhões através de financiamento

O Dr. Marcelo anunciou que a terceira medida que está sendo articulada pela Administração Municipal para o setor de infraestrutura, é o acesso a financiamento para a compra de máquinas e caminhões visando a renovação da frota.

- Já conversei com o presidente da Câmara, vereador Carlos Henrique e informei que nós estamos muito próximos de adquirir uma série de máquinas e caminhões pra renovar a nossa frota da equipe de trabalho que poderá cuidar com mais afinco e com mais condições das nossas estradas vicinais. É muito grande a possibilidade de adquirirmos um recurso junto à Caixa Econômica Federal, com boa condição de juros, é analisada a capacidade de endividamento do município, e nós (Prefeitura) estamos tudo dentro da lei, e esses recursos eu tenho certeza que serão aprovados pela Câmara e nós compraremos mais maquinários novos, que não dão quase oficina, para atendermos cada vez melhor a nossa população – revelou otimista o prefeito.

Para o Dr. Marcelo Ascoli, a compra de máquinas e caminhões novos é a melhor alternativa, ao invés de se alugar equipamentos para serviços temporários.

- Se eu for alugar, vou pagar e não vai ficar, vai ser feito o serviço, mas (a máquina) não vai ficar, e tenho máquinas e equipamentos a arrumar, e o recurso é um só. Nós queremos trabalhar pra adquirir máquinas e caminhões pro hoje e pro amanhã, para que os que vierem depois de nós na gestão possam ter condições melhores de trabalho pra atender a comunidade urbana e rural – finalizou.