Publicado em 16/08/2018 às 11:45, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

PRF, Prefeitura e Detran/MS realizam o 9º Fetran 2018 em Sidrolândia

Alunos das Escolas Municipais participam do festival que trabalha a educação no trânsito

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Fotos: Rodrigo Andrade/Jota FM

A Câmara Municipal recebeu nesta manhã de quinta-feira (16/08) a abertura do Festival Estudantil Temático (Fetran), cujo tema este ano é “transformando atitudes para salvar vidas”.

Realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ação em Sidrolândia é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Coordenadoria Executiva de Trânsito – Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania e o Detran/MS, e envolve alunos das Escolas Municipais.

O ato contou com as presenças do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal no Estado, Luiz Alexandre Gomes da Silva, vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes – que representou o prefeito Dr. Marcelo Ascoli que estava no lançamento do plano safra da agricultura familiar no CTG Campos da Vacaria no mesmo horário – chefe da Ciretran em Sidrolândia Juliane Muller, coordenadora Executiva de Trânsito Flávia Fernandes, vereador Otacir Figueiredo, que no ato representou o Legislativo Municipal e seu presidente Jean Nazareth. Integrantes da PRF que trabalham no projeto também estiveram na cerimônia de abertura.

Cb image default
Divulgação

Na plateia, alunos das Escolas Municipais Leonida La Rosa Balbuena e Ariano Suassuna – ambas da área rural – e Professora Natália Moraes de Oliveira que funciona no Jardim Alfa.

A implantação do primeiro conjunto semafórico de Sidrolândia, cuja obra está em andamento, foi assunto inserido nas falas das autoridades para incentivar os alunos a participarem ativamente das ações de educação no trânsito.

O vice-prefeito municipal destacou em entrevista a importância da parceria da Prefeitura com a PRF. “O Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, está sempre colaborando. Cito também o trabalho realizado pela nossa coordenadora de Trânsito Flávia Fernandes e a Juliane Muller da nossa Ciretran”.

Wellison defendeu o foco estabelecido com o Fetran, de melhorar a compreensão das pessoas sobre a forma correta de se proceder no trânsito.

- Esse evento traz às crianças e adolescentes um incentivo para que se eduquem no trânsito e sejam conscientes do que é certo e errado. Sidrolândia tem trabalhado muito pela conscientização e educação no trânsito, desde o semáforo e outras ações que venham em conjunto. Muito importante fomentar isso nas escolas municipais – disse.

Cb image default
Divulgação

Juliane Muller, chefe da agência do Detran em Sidrolândia, também aprovou a volta do Fetran ao município.

- É um projeto muito importante, traz orientação aos estudantes da Rede Pública de Ensino de forma lúdica. A educação no trânsito precisa começar pelas crianças, para que ajudem a conscientizar os pais, e para crescerem conscientes da maneira correta de se comportar no trânsito – ressaltou.

O superintendente da PRF/MS lembrou que a instituição leva o Fetran a mais de 20 mil alunos em diversos municípios do Estado, e valorizou a parceria da Prefeitura de Sidrolândia para a realização das atividades junto à Rede Municipal de Ensino.

- O objetivo é trazer, despertar nos jovens o interesse pelas questões de trânsito, que se tornem usuários do trânsito com uma consciência mais positiva. Já são usuários do trânsito quando transitam pelas ruas, como pedestres ou em bicicletas. E que eles (estudantes) façam com que seus pais despertem interesse pelo respeito às legislações de trânsito. Vamos evitar que mais pessoas se envolvam em acidentes que gerem dor e sofrimento para as famílias – declarou Luiz Alexandre.

Fetran

Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.