Publicado em 10/08/2017 às 15:36, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Realizada reunião para discutir implantação da cultura do girassol direcionada à agricultura familiar do município

Assessoria,
Foto: Rafael Brites

Estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (10), no Paço Municipal, o Prefeito Marcelo Ascoli, o Secretário Ivan de Oliveira Santos e equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Drª Elaine Brito Botton, o Secretário de Governo Clayton Lopes Ortega, o Técnico da Embrapa Huberto Noroeste dos Santos Paschoalick, Gerente Local de Serviço e responsável pela Transferência de Tecnologia, o representante da FETRAF Aparecido Falconiery, além do Vereador e Agente do IAGRO Itamar Souza. A reunião teve como principal objetivo discutir o projeto para a implantação da cultura do Girassol em pequenas propriedades rurais aqui do município.

A Embrapa possui um núcleo de pesquisas direcionado para a cultura da oleaginosa e vê em Sidrolândia um grande potencial, não só para a produção da matéria prima (grãos) mas também para a extração do óleo, agregando valor ao produto final. “A Embrapa tem um trabalho, bastante representativo, bastante significativo com a cultura do Girassol e que pode seguramente contribuir muito para essa atividade, inclusive, especialmente, num viés de agregação de valor, não só a produção da matéria prima, da semente do girassol, do grão do girassol, mas também com a industrialização disso, dentro de um viés de agregação de valor, de geração de renda e de geração de emprego para a região” colocou o Srº Huberto.

“Esse projeto atinge um percentual significante de todas as famílias, um projeto inovador. Nós estamos trabalhando para criar uma nova fonte de renda, um produto diferenciado, para que favoreça a família dos assentados” disse o representante da FETRAF. “O principal ingrediente para dar certo já existe que é terra boa e pessoas com vontade de trabalhar, no mais é a parceria para fazer o projeto acontecer” encerrou Aparecido.

Drº Marcelo colocou que o executivo municipal é parceiro nessa união de forças, citando o envolvimento da bancada Federal, do Senador Moka, do Governo do Estado, através da Agraer, e da parte técnica da Embrapa. “Eu fico entusiasmado com um projeto como esse, ter sido escolhida Sidrolândia, entre os 79 municípios, como a sede para esse investimento, é muito interessante. É claro que o projeto ainda está em andamento, está sendo construído, então nós temos que aguardar, para que haja o amadurecimento, passo a passo, dessa proposta, sem sair dizendo que amanhã ou depois vai estar aí a indústria funcionando, ela tem passos a serem executados”, concluiu o Prefeito.