Publicado em 21/01/2019 às 09:34, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sidrolândia conquistou em 2018 o Selo “Prefeitura Amiga da Mulher” após se destacar com três projetos

Gestão 2017/2020 da Prefeitura estruturou a Coordenadoria da Mulher, e contribui com ações de combate à violência

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Sidrolândia foi destaque em 2018 no MS com as ações em apoio às mulheres da cidade e do campo (Fotos: Arquivo/Rafael Brites)

Um levantamento realizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Sidrolândia, junto à SEJUSP através da Polícia Civil, mostra um relatório com dados de 2018 e 2017 da violência doméstica e violência contra mulheres no município. São registrados quase um caso por dia de violência doméstica, e embora tenha havido uma redução de 3,6% em 2018 comparado a 2017, os números ainda são preocupantes, segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres no município, Natalia de Souza.

Em 2018 foram registrados 779 casos de violência contra mulheres, entre violência doméstica, estupro, feminicídio tentado, feminicídio, ameaça e lesão corporal. De todas as ocorrências registradas na delegacia, mais de 40% das vítimas são mulheres.

A atual Gestão criou a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

As ações de enfrentamento e o combate da violência contra as mulheres são realizadas pelo governo municipal, através da Secretaria de Governo e da Coordenadoria Municipal das Mulheres. O Poder Executivo, após aval do prefeito Dr. Marcelo Ascoli junto à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov) instituiu em 2017 e 2018 importantes leis e ações para o enfrentamento à violência e apoio às vítimas. As leis municipais Maria da Penha vai à Escola e Agosto Lilás, que levam informações aos alunos de escolas municipais sobre a violência doméstica e o Agosto Lilás que envolve a sociedade no debate e nas ações de prevenção e informações para a população. A criação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em 2018, tem fundamental importância no apoio às mulheres em situação de violência. Formada por profissionais da saúde, assistência social e coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Rede tem o objetivo de integrar ações e serviços de diferentes setores no atendimento à essas mulheres, oferecendo apoio, proteção e atendimento especializado e humanizado. A Rede também prevê atendimento prioritário às vitimas de violência doméstica na inserção no mercado de trabalho, geração de renda e de capacitação profissional. Pela primeira vez, Sidrolândia conta com leis e decretos que beneficiam diretamente as mulheres e fortalecem as políticas públicas em defesa de seus direitos.

Município recebeu o Selo "Prefeitura Amiga da Mulher", em evento na Capital

Segundo a coordenadora, em 2018, mais de 8 mil pessoas foram envolvidas só na campanha Agosto Lilás e Maria da Penha vai à Escola. Foram mais de 30 dias intensos com palestras na cidade e na área rural. Nas escolas, em parceria com a Secretaria de Saúde, o tema foi abordado com teatro e conversas com as crianças e adolescentes. “É importante o envolvimento da sociedade no enfrentamento da violência. Conhecer os direitos das mulheres, conhecer a lei Maria da Penha e, principalmente, saber que a mulher em situação de violência tem apoio através da Rede para quebrar o ciclo da violência. A mulher não estará sozinha aqui no município”, afirmou Natalia.

Em Agosto de 2018, Sidrolândia recebeu o Selo de Prefeitura Amiga da Mulher, do Governo do Estado. Foram inscritos três projetos: “Maria da Penha vai à Escola”, “Agosto Lilás” e “Projeto Urucum”. Os três projetos foram selecionados no selo e o “Maria da Penha vai à Escola” foi destaque entre os municípios participantes. Sidrolândia tem um triste índice de violência doméstica, mas também tem bons projetos encaminhados para o enfrentamento. Em 2019 serão implantados outros projetos que facilitarão o acesso à informação, orientação e apoio às mulheres.

As campanhas são preparadas desde janeiro, quando é lançado o Carnaval sem Assédio e, durante o ano as ações são focadas nas parcerias com outras secretarias, que tem fundamental importância para a realização das ações e combate à violência. O ano inteiro o tema é trabalhado e visa a conscientização, informação e envolvimento com a sociedade.

Natália cita o importante apoio disponibilizado à Coordenadoria pela Prefeitura, através do prefeito, primeira-dama Ana Lídia Ascoli, secretário Clayton Lopes Ortega (Segov), e da psicóloga Aletânia Ramires Gomes que a acompanha na elaboração e execução das ações.

“Violência contra a mulher é crime. Lei Maria da Penha nº 11.340/2006. Qualquer tipo de agressão deve ser denunciada. Em Sidrolândia, as mulheres podem encontrar apoio na Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, rua São Paulo, 1386, telefone 3272-2717 ou Disque 180. Procure ajuda ou orientações”.