Publicado em 02/08/2018 às 11:35, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Sidrolândia recebe o Selo “Prefeitura Amiga da Mulher” em evento na Capital

Os três projetos apresentados pelo Município foram aprovados e o Maria da Penha vai à Escola foi destaque

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Dr. Marcelo e Ana Lídia com o Selo Social entregue pela subsecretária Luciana Azambuja durante o evento (Fotos: Rafael Brites)

Gestoras de Coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres de diversos municípios e autoridades estaduais participaram ontem (01) na sede da Acadepol em Campo Grande, da abertura do Seminário Estadual de “Enfrentamento à Violência contra a Mulher” realizado pela Subsecretaria de Estado da Pasta.

O ato também serviu para a abertura do Agosto Lilás em Mato Grosso do Sul, e para apresentar e certificar os projetos selecionados que praticam o empoderamento e a proteção à mulher. Uma comissão julgadora analisou os 19 projetos cadastrados e selecionou 12.

Sidrolândia havia apresentado três projetos, e foi o único município a receber a aprovação de todos eles. Dois são desenvolvidos pela Prefeitura – O Decreto Municipal que instituiu a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e o Projeto Maria da Penha vai à Escola – e o terceiro é desenvolvido e liderado pela senhora Marlene Bial, do Assentamento Alambari Fetagri denominado Projeto Urucum.

- Sentimos imensa alegria em sermos selecionados com esses três projetos que nos valeram o prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”, graças à sensibilidade do prefeito Dr. Marcelo Ascoli que nos apoia constantemente. Recebemos o prêmio principalmente pelo Projeto Maria da Penha vai à Escola que foi destaque em outros três municípios. São projetos que incentivam o empoderamento feminino e o enfrentamento à violência contra a mulher – declarou Natália Souza, coordenadora Municipal de Políticas Públicas para a Mulher.

Marlene Bial (primeira à esquerda) e suas companheiras do Projeto Urucum

Marlene Bial integrou a comitiva sidrolandense para receber o certificado pela seleção do Projeto Urucum, e declarou estar feliz com a menção honrosa: – Pra mim é uma grande honra vir receber este selo, de certa forma é uma homenagem pra todas nós mulheres de campo, porque acreditamos, fomos em frente, criamos um projeto, que é consolidado, então de certa forma pra mim hoje é um grande orgulho fazer parte do município de Sidrolândia e da agricultura familiar de Sidrolândia trazendo não só geração de renda, mas qualidade de vida e sustentabilidade ao meio ambiente e às famílias do campo também.

A agricultora familiar ainda citou a chegada da Prefeitura, que se tornou uma forte parceira: - O Projeto Urucum me realizou como ser humano, como mulher, como cidadã, fico feliz pela parceria com a Prefeitura, quando o Dr. Marcelo ficou sabendo eles abraçaram o projeto.

O prefeito foi convidado para falar dos projetos de Sidrolândia à platéia composta por gestores municipais e autoridades estaduais

Cumprimentada pelo sucesso do evento, a subsecretária Luciana Azambuja lembrou que o Seminário faz alusão aos 12 anos da Lei Maria da Penha e celebrou o auditório lotado. Ela enalteceu o envolvimento da gestão 2017/2020 em Sidrolândia com as Políticas Públicas para as Mulheres.

- Estamos conseguindo sensibilizar os gestores do Executivo Municipal, como é o caso do Dr. Marcelo e toda a sua equipe de Sidrolândia, que tem se mostrado um prefeito sensível com as políticas públicas para as mulheres – disse Luciana.

A subsecretária afirmou que o Seminário reuniu mulheres de todos os segmentos da sociedade organizada – da cidade, assentamentos, quilombolas, indígenas, políticas, profissionais de diversas áreas – de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Quanto aos critérios para a seleção dos projetos, Luciana Azambuja explicou que a comissão julgadora é formada por diversos setores das esferas governamentais e do Ministério Público.

- A iniciativa do Selo Social nasceu com o objetivo de divulgar as boas práticas inovadoras desenvolvidas pelos Municípios para todo o Estado conhecer. E o que a gente queria com essa iniciativa era colocar à apreciação primeiro de uma banca que tinha Universidade Estadual, Universidade Federal, Ministério Público, Sebrae, OAB, Assomasul, e depois dizer que é um Selo Social de responsabilidade social. Então ser uma Prefeitura Amiga da Mulher significa que o prefeito tem desenvolvido ações inovadoras, práticas, programas e projetos em prol do empoderamento feminino em combate à violência contra as mulheres.

Ainda sobre Sidrolândia, Luciana Azambuja emendou: - Sidrolândia com estrelinhas douradas, porque os três projetos inscritos foram selecionados pra receber o Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher”, e um projeto com destaque que foi apresentado aqui que foi o Maria da Penha vai à Escola, concluiu a subsecretária.

Foto: Rafael Brites

O Dr. Marcelo Ascoli agradeceu ao Governo do Estado e a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Mulher na pessoa da gestora Luciana Azambuja, pela realização do projeto e apoio às ações em Sidrolândia.

O prefeito lembrou que a Sala Lilás que será instalada pelo Estado com parceria da Prefeitura em Sidrolândia ficará pronta em curto espaço de tempo, porque se trata também de uma preocupação do Poder Executivo Municipal com o atendimento adequado às vítimas de violência doméstica, abuso ou violência sexual.

A comitiva de Sidrolândia no evento contou com o Dr. Marcelo Ascoli, primeira dama Ana Lídia, coordenadora Natália Souza e equipe da Pasta, vereadores Vilma Felini e Edno Ribas (autor do Projeto que se tornou Lei Municipal Maria da Penha vai à Escola), secretários municipais, Marlene Bial e suas companheiras integrantes do Projeto Urucum, senhora Elza Ribas (moradora do Assentamento Capão Bonito II, mãe do vereador Edno) e a delegada Thaís Miranda.