Publicado em 17/07/2018 às 10:48, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Vistoriadas obras de área de lazer, creche, escola e posto de Saúde

Estruturas ganham novo ritmo em construção após ação da Prefeitura para retomada dos serviços

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
CMEI Heitor dos Santos Machado, no Sidrolar (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia realiza no momento, em parceria com a esfera federal – com contrapartida financeira dos cofres municipais – algumas obras que estavam paralisadas ou não tinham saído do papel, e que atualmente estão em ritmo acelerado.

Na segunda-feira (16/07) pela manhã, o Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, acompanhado do secretário de Saúde Nélio Saraiva Paim Filho, chefe de Gabinete Jaice Centurion e assessor da Segov Alessandro Dolacius, estiveram na reforma do prédio que abriu o Posto de Saúde Central.

À tarde, ao lado da primeira-dama Ana Lídia Ascoli, Jaice e Alessandro, o prefeito passou pela Praça do Bairro Morada da Serra, CMEI Heitor dos Santos Machado no Sidrolar e na escola do Jardim Paraíso, para conferir o estágio dos serviços.

Trabalhadores de empreiteira conversam com o prefeito sobre obra da escola no Jardim Paraíso

Obra parada zero

- A Prefeitura vai retomar estas importantes obras para o município, em uma ação que chamamos “Obra parada zero” – denominou à época o prefeito, Dr. Marcelo Ascoli, após avaliar com o secretariado e técnicos do Planejamento e Finanças, a viabilidade de execução.

Desta forma, processos licitatórios foram refeitos e solicitações feitas pela administração municipal ao Governo Federal e Caixa Econômica Federal, resultaram na liberação de recursos e autorizações para o reinício das construções.

Alessandro, Dr. Marcelo, Ana Lídia e Jaice na visita à obra no Bairro Sidrolar

Creche no Sidrolar

O Centro Municipal de Educação Infantil Heitor dos Santos Machado, no Bairro Sidrolar, passou por novo processo licitatório após paralisação dos serviços, e a partir de então, ganhou ritmo acelerado.

A estrutura, embora em fase de edificação, é excelente e fica bonita após o término.

Proporcionará o aumento no número de vagas já que receberá crianças dos arredores em espaço adequado a partir de 2019.

Assentamento Jiboia

Uma das importantes obras retomadas é a quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Leonida La Rosa Balbuena – Polo no Assentamento Jiboia.

A estrutura beneficiará a comunidade escolar e os moradores da localidade, com um espaço adequado para a prática de esportes, lazer, encontros comunitários.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza R$ 346.541,64 e a Prefeitura com contrapartida de R$ 35.839,64, perfazendo o investimento total de R$ 382.421,28.

Escola no Jardim Paraíso está com a edificação em estágio inicial

Escola no Jardim Paraíso

Outra estrutura retomada após nova licitação é a escola de Ensino Fundamental, que será anexada à Rede Municipal de Ensino, no Jardim Paraíso, dentro da Praça Rubem Suckow.

Com investimento de R$ 1.003.130,21 – sendo R$ 950.542,04 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 52.588,20 de contrapartida financeira da Prefeitura, a unidade escolar terá 1.129,64 m² de área construída. Além da ala administrativa, banheiros e saguão, terá seis salas de aula.

Em estágio inicial, está prevista a conclusão para o início de 2019, e propiciará novas vagas para alunos das séries iniciais moradores na região.

Praça em construção no Bairro Morada da Serra

Praça no Morada da Serra

A gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia conseguiu destravar recursos e promover a aceleração da construção da Praça do Bairro Morada da Serra, para a satisfação dos moradores da localidade.

O espaço será apropriado para práticas esportivas, lazer, caminhadas. A previsão é de que nos próximos meses já seja entregue à comunidade.

Nelinho e Dr. Marcelo acompanham a reforma do prédio do futuro Centro de Especialidades (antigo Posto Central)

Novo Centro de Especialidades

A reforma e ampliação do prédio que abrigava o Posto de Saúde Central, na Rua Santa Catarina, em frente à Escola Municipal Pedro Aleixo, também está mais adiantada.

O prefeito e o secretário de Saúde anunciaram mudanças importantes para a utilização do prédio, que passará a receber o Centro de Especialidades – CEO, CEM, Laboratório, Fisioterapia, Nutrição, psicólogos – em espaço adequado para o trabalho das equipes e acomodação aos munícipes.

O atual endereço em que está o CEM, será a nova sede da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central.