Publicado em 18/12/2018 às 11:39, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Começou a ampla reforma e ampliação de salas no Novo Posto de Saúde Central

Prefeitura investe recursos próprios nas futuras instalações da unidade, onde funcionarão o ESF “Central” e a UBS

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Reforma estrutural foi iniciada e não há prazo para entrega (Fotos: Rafael Brites)

A Equipe de Manutenção, criada pela Gestão 2017/2020 e vinculada à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov) iniciou a reforma completa e ampliação de salas no prédio localizado à Rua Rio Grande do Norte, que por anos sediou o CEM, e que passará a abrigar o Novo Posto de Saúde Central com o ESF (Estratégia de Saúde da Família) “Central” e a Unidade Básica de Saúde (UBS).

A ação foi solicitada pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli aos secretários Clayton Ortega (Segov) e Nélio Saraiva Paim Filho (Saúde). Ele quer que a Prefeitura destine o local, o quanto antes, para a estrutura do Posto Central que está funcionando provisoriamente no prédio do ESF “Cleide Piran” no Jardim Alfa.

(Esquerda) Nelinho, Tatiane. Dr. Marcelo e Wellison visitam obras do Novo Posto de Saúde Central

Na manhã desta terça-feira (18/12), o prefeito visitou o prédio, acompanhado do vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, secretário de Saúde, e da diretora de Saúde Tatiane Nantes.

A unidade ganhará mais salas, terá adaptações, climatização e mais serviços, como a farmácia e dentista. A Prefeitura está aplicando recursos próprios na execução.

O secretário Nélio Saraiva Paim Filho informou que não é possível no momento estipular data par a conclusão da obra.

- Não há prazo para entrega, porque a intenção é inaugurar com todos os detalhes resolvidos, igual fizemos com o Novo CEM (Centro de Especialidades Municipal) que colocamos em funcionamento ali em frente à Escola Pedro Aleixo – salientou Nélio.

Prédio recebe reforma e terá melhorias na climatização

Como ficará o Novo Posto de Saúde Central

O prefeito enalteceu o trabalho da Equipe de Manutenção, que realiza as reformas em diversos prédios públicos. O resultado para os cofres municipais é positivo, pois com a economia, é possível investir em outras áreas.

Dr. Marcelo deu detalhes a respeito da montagem das equipes do ESF e da UBS para atendimento no Posto de Saúde Central, quando passar a funcionar novamente na Rua Rio Grande do Norte.

- Aqui antigamente era o Posto Central, depois passou a ser Centro de Especialidade. Nós mudamos essa logística e aqui será o Posto Central. Aqui ele vai ter uma equipe de Saúde que é o ESF, que vai cuidar das famílias da região central, uma equipe completa, com médico, enfermeiro, inclusive dentista e equipe, que nunca teve no Posto Central e vai ter na nossa Gestão. Nós teremos ainda uma equipe completa de Saúde (UBS) pra atender as demandas dos moradores do campo que não conseguirem o atendimento nas suas Unidades lá na área rural, porque não tinha mais vaga, ou por outro motivo, ao invés de vir procurar atendimento como era antigamente no Hospital, Pronto Socorro ou na UPA, eles poderão vir ao Posto Central que haverá uma equipe, inclusive com dentista para o atendimento. Então teremos duas equipes completas de Saúde – explicou o prefeito se referindo ao ESF “Central” e à UBS.

Novas salas estão sendo criadas, a partir do aproveitamento de espaços

Melhorias e adaptações no prédio

O prefeito também falou sobre a reforma e a ampliação de salas de atendimento, a partir da obra executada no prédio.

- Estamos aqui com o Nelinho (secretário), ele já deu os encaminhamentos para a Equipe de Manutenção. Estamos fazendo modificações na estrutura, fazendo mais salas, novas divisórias, paredes de alvenaria, recuperação de banheiros, a climatização do ambiente, para que esta unidade preste um bom atendimento a quem vir procurar, e também para que nossos colegas servidores públicos da Saúde tenham uma boa condição de trabalho, e se sintam bem nesta unidade. Estamos investindo recursos próprios do Município – enfatizou o Dr. Marcelo Ascoli, que ao finalizar, agradeceu ao secretário Clayton Ortega e Equipe de Manutenção pelo serviço realizado, e se lembrou dos outros secretários, que trabalham com afinco em suas Pastas para oferecer o atendimento à população pela Gestão 2017/2020.