Publicado em 05/02/2021 às 15:10, Atualizado em 05/02/2021 às 20:15
Solicitação havia sido encaminhada pela prefeita à repartição no dia 08/01. Ação será na Câmara Municipal, nos dias 11 e 12/02
O Hemosul anunciou na tarde desta sexta-feira (05/02) que estará em Sidrolândia para realizar dois dias de campanha de coleta de sangue junto à população. A ação será realizada na Câmara Municipal, em duas datas: 11 de fevereiro, das 13 às 18h, e 12 de fevereiro, entre 7h e 11h.
A vinda dos profissionais do Hemosul a Sidrolândia, atende ao ofício encaminhado pela prefeita Vanda Camilo, no dia 8 de janeiro, onde solicitou a ação na cidade. Ela também tratou sobre o assunto diretamente com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que prometeu apoiar a iniciativa.
No ofício, a prefeita justificou o pedido: “Grande número de sidrolandenses que querem doar sangue com maior frequência, mas que encontram dificuldades para deslocamento constante a Campo Grande. A ação também servirá para que o município contribua com o estoque de sangue na hemorrede”.
Critérios para a doação
Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.
Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado, traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.