Publicado em 14/12/2018 às 11:32, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Novo CEM em pleno funcionamento terá agendamentos por horário em 2019

Unidade também passa a abrir mais cedo, às 6 horas. Gestão quer oferecer mais serviços e reduzir filas e espera por consultas

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Novo CEM em Sidrolândia (Fotos: Rafael Brites)  

O Novo Centro de Especialidades Municipal (CEM), inaugurado na segunda-feira (10/12) junto com a reforma e ampliação do prédio – que antes abrigava o Posto de Saúde Central – iniciou o atendimento ao público na quarta-feira (12).

A Prefeitura de Sidrolândia investiu também na aquisição de aparelhos, equipamentos e inovou nos serviços oferecidos aos usuários.

- A Prefeitura investiu não somente na contrapartida financeira para a reforma da estrutura, feita com os R$ 150 mil repassados pela União através da emenda do deputado federal Dagoberto, tão importante para nós. Investimentos outros R$ 150 mil para ampliar o espaço físico, comprar equipamentos, renovar a parte elétrica, instalar ar condicionado em todas as salas e para colocar o elevador que estava há anos sem manutenção, e agora funciona plenamente – ressaltou o Dr. Marcelo Ascoli, prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde, que gerencia o funcionamento do CEM montou o esquema de trabalho que já apresenta novidades na nova estrutura, conforme a solicitação feita pelo prefeito ao secretário de Saúde, Nélio Saraiva Paim Filho.

Entre essas inovações está a ala da Fisioterapia, ampliada, com novos aparelhos, sala infantil e horário de início das sessões antecipado.

- O nosso objetivo é atender cada vez mais e melhor. Temos agora um espaço que antes não existia, que é a Fisioterapia Pediátrica e conseguimos com isso separar os adultos das crianças, e o horário de funcionamento (do CEM) que agora passa a começar às 6 da manhã. Antes era às 7. Estamos ampliando este atendimento para servir melhor à população – informou o secretário.

O paciente é encaminhado aos serviços ofertados pelo CEM através das Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) urbanas e rurais.

Cb image default
Novo CEM foi inaugurado no dia 10/12, como parte da programação pelos 65 anos de Sidrolândia

Agendamentos por Horário a partir de 2019

Uma das preocupações da Gestão 2017/2020 da Prefeitura de Sidrolândia para a área de Saúde, conforme dizia o Dr. Marcelo Ascoli, é com as filas que se formam para o agendamento com especialistas no CEM. A intenção é gradativamente acabar com esta prática que causa transtornos para os pacientes.

Com a recomendação para a tomada de providências, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará em 2019 o agendamento por horário.

- Já para 2019 vamos entrar com os agendamentos por horário. Porque até agora é agendado para todos os pacientes às 7 horas. E agora vamos mudar, para acabar com as filas, faremos o agendamento por etapa. Das 7h às 8h, 8h às 9h, 9h às 10h, 10h às 11h, então isso será uma comodidade para o paciente porque não precisará ficar o dia inteiro no CEM e chegar muito cedo esperando pelo atendimento, porque ele terá o seu horário agendado – explicou o secretário, ao justificar o planejamento elaborado pela equipe técnica para propiciar maior conforto para os usuários.

Cb image default
Fisioterapia ganha salas Adulto e Pediátrica e novos aparelhos

Serviços oferecidos no CEM

Especialidades médicas: Ginecologia (consultas ambulatoriais, procedimentos, ambulatório de gestação de alto risco), Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Urologia, Ambulatório de Cirurgia Geral, Ortopedia, Cardiologia, Oftalmologia.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO): Endodontia, Periodontia, Ambulatório a pacientes especiais, Protesista, Raio X, Laboratório de Próteses.

Multiprofissional: Pisocologia, Fonoaudiologia com atendimento clínico e teste da orelhinha, Nutricionista, Fisioterapia Adulto e Pediátrica.

Exames complementares: Ultrassonografia, Eletrocardiograma; Laboratório de Análises Clínicas.

Depoimentos de usuários do Novo CEM

- Foi uma obra que precisava ser feita mesmo, e está funcionando normalmente – relatou o senhor Valter, conhecido na cidade como “Pé de Anjo”.

- Ficou muito bom mesmo, mais espaçoso, bem melhor, tudo novo, tudo arrumadinho – frisou a dona Clemência Ribas

- Este lugar está muito melhor, está mais completo – destacou Ednaldo, que após um grave acidente fez fisioterapia durante dois anos e seis meses, fez amizade com a equipe da Fisioterapia do CEM e por isso visita sempre os profissionais.

Cb image default
Foi uma obra que precisava ser feita mesmo, e está funcionando normalmente, disse Valter
Cb image default
Ficou muito bom mesmo, mais espaçoso, bem melhor, tudo novo, tudo arrumadinho, aprovou Clemência Ribas
Cb image default
Ednaldo visitou fisioterapeutas após dois anos e meio em tratamento, e quis experimentar novos aparelhos