Publicado em 27/06/2017 às 08:21, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Primeira-dama Ana Lídia Ascoli fala sobre vacina contra o HPV

Cleber Ramirez,
Cb image default
Foto: Rafael Brites

Em entrevista nessa manhã (27), Primeira-dama e também enfermeira da coordenação de imunização do município, Ana Lídia Ascoli, falou sobre a vacinação contra o HPV. Ela ressaltou a importância da vacina e disse sobre as vacinações que serão feitas nas escolas do município para as meninas e meninos.

A vacinação contra o HPV para meninos iniciou-se em janeiro deste ano, na faixa etária de doze a treze anos, porém a procura pela vacina foi baixa, mas mesmo com uma procura baixa o governo ampliou para faixa etária de meninos entre onze e catorze anos, explicou Ana Lídia.

Agora com o aumento da faixa etária, está tendo uma proposta para que possa estar fazendo uma estratégia de atendimento nas escolas aonde irá se encontrar os meninos desta faixa etária em maior número. Mesma estratégia que foi feita em 2014 quando foi implantada a vacina para as meninas, relatou a Primeira-dama.

Ana Lídia pediu o apoio da comunidade, para permitir que os alunos sejam vacinados. Ela explica que a vacina será duas doses, sendo a primeira realizada na escola e a segunda sendo agendada para seis meses após a primeira dose, com a realização na unidade de saúde pertencente aos alunos.

“O principal objetivo da vacinação é prevenir doenças nos adolescentes causadas pelo HPV, por isso precisamos desse apoio dos pais”, disse Ana Lídia. Ela conta que as vacinações serão realizadas nas escolas da área urbana e rural do município. Por enquanto está sendo feito um levantamento de quantos alunos serão vacinados e após as férias escolares estará sendo realizadas as vacinações para os meninos.