Publicado em 04/05/2021 às 10:36, Atualizado em 04/05/2021 às 14:55
A primeira coleta está marcada para a próxima terça-feira (11). A princípio, serão disponibilizadas 15 vagas
Atendendo aos pedidos dos moradores e em virtude da situação preocupante do baixo estoque de sangue no Hemosul, a Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia começará a levar gratuitamente doadores até o local, que fica localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande.
A prefeita Vanda Camilo entende que Sidrolândia possui cidadãos solidários e ressalta a importância de ser um doador de sangue. “Nossos sidrolandenses sempre participaram das campanhas voluntárias de doação de sangue e muitos querem doar com frequência, no entanto, enfrentam dificuldades para a locomoção até o Hemosul. Neste sentido, a Prefeitura será parceira, ofertando por meio da Saúde, este transporte”, afirmou.
A primeira coleta está marcada para a próxima terça-feira (11), os moradores que desejarem doar sangue deverão comparecer no posto de saúde de sua localidade e incluir o nome na lista.
A princípio, serão disponibilizadas 15 vagas. “Se a demanda estiver grande, nós vamos duas vezes ao mês ou toda semana, dependerá muito da procura”, explicou a enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Renata Sacai.
Conforme o Hemosul, doando sangue, é possível salvar até quatro vidas. Além de doar sangue, é possível se cadastrar para ser um doador de medula óssea.
Critérios para a doação
Os doadores precisam ter 55 kg ou mais e idade entre 16 e 69 anos, menor idade deverá estar acompanhado do pai ou responsável legal. A primeira doação pode ser feita até 60 anos, acima desta idade somente quem já é doador.
Confira todos os requisitos básicos e recomendações clicando aqui.