Publicado em 13/06/2018 às 09:59, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Vacinação contra a Influenza prorrogada até o dia 22 de junho

Em Sidrolândia é baixo o comparecimento de crianças, idosos e gestantes. Alcance da meta passa dos 73%

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que em Sidrolândia até a terça-feira (12) o índice de cobertura vacinal atingiu 73,69 pela campanha contra a Influenza. Se por um lado há grupos que superaram a meta, ainda é baixo o comparecimento de crianças, gestantes e idosos.

Entre os grupos que alcançaram a cobertura acima do estabelecido estão os professores (190,64%), Puérperas (123,46%), trabalhadores de saúde (108%) e povos indígenas (106,50%).

Grupos que preocupam

O Município esboçou preocupação com o baixo comparecimento de grupos suscetíveis à influenza, que deveriam apresentar os melhores resultados. Entre eles está o das crianças – de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – que até o dia 12/06, apresentava pouco mais da metade da meta, ou seja, 56,51%.

Chama a atenção também a procura entre os idosos (68,38%) e as gestantes (77,33%).

O Ministério da Saúde destinou 11 mil doses da vacina para Sidrolândia imunizar o seu público-alvo. Os grupos devem procurar as Unidades de Saúde onde são cadastrados.

O Ministério da Saúde anunciou o encerramento da Campanha de Vacinação contra a Influenza para a próxima sexta-feira (15/06). Até esta data devem ser atendidos os grupos prioritários, formados por crianças (6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas a partir de 60 anos, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além dos funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.