Publicado em 05/04/2023 às 13:14, Atualizado em 05/04/2023 às 17:15
Equipes da empreiteira contratada pela Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) iniciaram logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (5) o remendo profundo com reconstrução da base de 200 metros do asfalto da MS-162, a 800 metros do núcleo urbano do Distrito de Quebra Coco. O solo do trecho é brejoso, úmido e com o intenso período de chuva dos últimos meses, a base foi levada e o pavimento literalmente esfarelou.
Segundo o engenheiro Lucas Silva, que está supervisionando a manutenção, ao longo de todo o trajeto onde se identificou solos com a mesma característica, a base está sendo retirada, substituída por pedra rachão, sobre ela será aplicada bica corrida e só então haverá aplicação de massa asfáltica. A pedra rachão evita que a água da chuva, e onde aflora naturalmente, venha para superfície destruindo o asfalto à medida que a rodovia recebe tráfego de veículos.
O uso de pedra rachão, segundo o engenheiro, é uma solução para garantir durabilidade na manutenção da estrada onde há previsão de recapeamento. Emergencialmente será feito o tapa-buraco com reconstrução de alguns trechos mais críticos.