Publicado em 20/05/2019 às 16:48, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44
Mais de 169 inscritos disputaram as baterias da prova de revezamento Neste domingo (19/05), foi realizado pela Afagas (Grupo de Apoio à Adoção de Sidrolândia), a 2ª Corrida da Adoção, com apoio do Poder Judiciário e da Prefeitura através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel)
A Corrida da Adoção faz parte dos eventos comemorativos ao Dia Nacional da Adoção, que é comemorado em 25 de maio, e sensibiliza a sociedade para adoção de crianças e adolescentes. O evento na manhã do domingo (19/05) no Parque Ecológico e Recreativo Vale do Vacaria bateu o recorde que pertencia à edição anterior, com mais de 169 inscritos em 2019.
Segundo o presidente da Afagas, Diógenes Ferracini, a instituição existe para dar apoio à Vara da Infância e Juventude e às famílias que desejam adotar, e a corrida é justamente para chamar a atenção da sociedade para o que eles fazem.
“Ainda existe muito preconceito com relação ao que é adoção, como adotar, a dificuldade de se adotar, e isso não existe, nós temos uma rede muito grande de apoio, nós temos pessoas, técnicos especializados que cuidam dessas famílias quando estão se preparando para adotar e logo, e após a adoção também, durante toda a sua vida”.
Diógenes aponta que o evento é para estimular a sociedade para que conheça a adoção em Sidrolândia “Essa adoção tem consertado muito problemas sociais, nós temos famílias que precisam completar sua história e tem muita criança que precisa de família”.
O juiz da Infância e Juventude, Dr. Fernando Moreira, conta que essa causa é muito importante porque milhares de crianças estão dentro de abrigo e isso precisa ser mostrado para sensibilizar a sociedade.
“Hoje nós temos mais de 5 mil crianças prontas para adoção em todo país, e mais de 40 mil esperando a preparação para essa adoção futuramente, então é muita criança dentro de abrigo, a gente precisa que a sociedade tenha uma visibilidade destas crianças, que nós saibamos quem são essas crianças que estão dentro do abrigo, e que é a adoção é uma alternativa, talvez a única possibilidade, a única chance dessas crianças de ter um futuro, de ter uma família, então quando fazemos uma corrida como essa, nós damos visibilidade à causa da adoção no Brasil”.
De acordo com o secretário Sandro Gonzales – da Juventude, Esporte e Lazer – o evento além de promover a adoção, também promove as boas práticas esportivas: “tenho certeza quem ganha com isso é o município de Sidrolândia”.
A primeira-dama Ana Lídia, também participou da corrida, e demonstrou sua felicidade por colaborar com a importante causa: “para nós é um motivo de muita alegria já que temos um juiz muito empenhado na causa da adoção, que é uma causa tão nobre”.
De acordo com o prefeito Dr. Marcelo Ascoli, essa ação é relevante, e lembrou que faz parte do calendário institucional, dedicada a atividades esportivas para sensibilizar a sociedade para a adoção.
“Nós temos que agradecer muito ao Dr. Fernando, porque ele é um grande defensor da causa da adoção e toda a equipe do fórum, a Prefeitura unida através da Sejel, de todas as secretarias, a gente vê aqui a Câmara de Vereadores, Delegacia, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Militar, Promotoria, enfim todos participando, a sociedade participando muito, então é muito bacana, ficamos agradecidos e felizes por Sidrolândia ter uma causa tão importante como a adoção dentro das pautas de políticas públicas do município”.
A delegada Thais Duarte, uma das participantes da Corrida, relatou ser um evento interessante: “o município de Sidrolândia precisa de eventos como esse para incentivar realmente, mostrar a importância da adoção, tantas crianças esperando para serem adotadas, e é um evento animado, um evento para família e é muito importante, eventos como esses tem que ter sempre”.
Vilson Rios, um dos apoiadores da causa desde a primeira edição desta vez trouxe sua equipe de karatê para participar: “a gente participa pela Academia Budô, e o projeto social Formando Vencedores, ano passado foram duas equipes que a gente levou, uma de cada instituição, agora trouxemos três, uma da academia Budô e duas do projeto, então a corrida é ótima, muito boa, importante para a família, para as entidades, para as pessoas em si, é uma oportunidade bacana, tem crianças, adultos, todas as faixa etárias, está muito bem representadas”.