Publicado em 12/02/2018 às 14:44, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Valores do imposto foram reduzidos para 85% dos contribuintes em vários Setores

Mauro Silva, Assessoria Comunicação Prefeitura Sidrolândia
Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia vai contemplar os 10.800 contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2018, com descontos jamais oferecidos para os pagamentos à vista e também a prazo.

Em 2017 foram arrecadados R$ 4,1 milhões e a projeção para este ano é de um incremento de 20% (R$ 5 milhões). Para isso a gestão em curso adotou algumas medidas para estimular a participação dos contribuintes.

Conforme o Decreto Municipal 246 de 23 de dezembro de 2017 assinado pelo prefeito Marcelo Ascoli, serão 30% de descontos para pagamentos à vista, 20% para a opção pelo pagamento em até três parcelas, e 10% para o pagamento em até cinco parcelas.

Os carnês começam a ser distribuídos em março, e o prazo final para pagamento à vista ou da primeira parcela será em 13 de abril.

Contribuintes que não receberem ou constatarem informações no carnê que suscitem dúvidas, devem procurar o Setor de Tributos da Prefeitura de Sidrolândia, na Rua Santa Catarina 244.

Redução nos valores do IPTU

A atual administração – após reuniões do prefeito Marcelo Ascoli com as equipes técnica, jurídica e econômica – conseguiu reduzir valores do tributo para 85% dos contribuintes a partir deste ano.

O secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Áquis Júnior Soares confirmou a novidade. – Compromisso cumprido. No ano passado a Prefeitura trabalhou com a planta de valores de 2016, então não foi possível conceder a redução no IPTU. Mas em 2017 pra 2018, nós revogamos uma lei de 2016, editamos uma Lei Complementar (123/2017) que foi aprovada pela Câmara Municipal, que estabeleceu novos valores, reformulamos a planta de valores – explicou o secretário, ao recordar que em 2016 foi editada uma Lei Municipal dividindo a cidade de Sidrolândia em setores (A, B, C, D, em diante). – Da forma que tinha sido feita, alguns setores ficaram prejudicados com o pagamento de IPTU maior, outros que estavam em áreas melhores com IPTU menor. Isso foi ajustado através dessa lei de 2017 que está sendo executada em 2018, um compromisso cumprido pela atual administração – salientou.

Exemplos

Áquis apresentou algumas comparações sobre a redução dos valores pela cidade.

- Por exemplo, o Setor A que envolveria parte da Avenida Dorvalino (dos Santos) e um trecho da região central. Com a nova lei uma parte desse A passou a ser Setor B. Então o contribuinte que recebeu no ano passado um carnê com o valor de R$ 1.218,00, com 20% de desconto que ele teve, pagou R$ 974,00. Esse ano de 2018 esse valor caiu para R$ 753,80 caso parcele, e se pagar à vista fica R$ 527,00, uma redução de quase 40% - exemplificou.

Conforme o secretário, outros setores também terão redução nos valores do IPTU em 2018, entre as quais Bairro Cascatinha, Jardim Paraíso, Rua João Márcio Ferreira Terra, Avenida Antero Lemes da Silva. – Quem mora na Rua João Márcio Ferreira Terra que recebeu um IPTU de R$ 753,80 o ano passado, esse ano vai vir em torno de R$ 559,00 e se pagar à vista será R$ 391,00, em torno de 40% a menos – citou.

Aproximadamente 15% do perímetro com inscrições no Imposto Predial e Territorial Urbano ainda não será contemplado porque não foi possível a mudança de setor. Mesmo assim, o secretário lembra que com os descontos oferecidos para o IPTU neste ano, poderão ser beneficiados da mesma maneira.