Publicado em 10/05/2018 às 16:06, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura começou a ofertar internet de graça em locais públicos

Prefeitura começou a ofertar internet de graça em locais públicos

Mauro Silva, Assessoria Comunicação Prefeitura Sidrolândia
Cb image default
Foto: Rafael Brites

Com investimento de quase R$ 50 mil anuais, a Prefeitura de Sidrolândia implantou o Projeto “Conecta Sidrolândia” para oferecer sinal de internet via wifi de graça em alguns locais públicos no perímetro urbano.

O projeto piloto já está em execução na Praça Central “Porfírio de Brito”. São 50 mb para 100 acessos simultâneos que podem ser expandidos dependendo da demanda. Os testes revelaram a qualidade e a velocidade do sinal no local.

O secretário de Administração, Finanças e Gestão Estratégica, Áquis Júnior Soares, enalteceu a iniciativa do prefeito Marcelo Ascoli, em conhecer e desenvolver o projeto, e autorizar o Poder Executivo a disponibilizar os recursos para oferecer os serviços de forma gratuita à população, pela primeira vez em Sidrolândia.

- Já está funcionando o projeto ali na Praça Central. Ele nasceu aqui dentro do Executivo, e ao mesmo tempo em que encaminhávamos todos os trâmites para formalizar o processo, a Câmara Municipal através do vereador Edno Ribas encaminhou um Projeto de Lei, o que acabou coadunando com as nossas ideias, então unimos os pensamentos e colocamos o projeto para funcionar. Ele é interessante, inovador, não tinha em Sidrolândia, e colocamos o projeto piloto na praça que está em funcionamento – explicou o secretário.

A Prefeitura possui na sala do Centro de Processamento de Dados (CPD) um software de controle do sinal da internet e que bloqueia automaticamente, por exemplo, páginas de pornografia e de outros conteúdos proibitivos.

Os usuários poderão acessar o Google e outras páginas de pesquisa, redes sociais como WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mails, sites de notícias e de cadastros.

Locais de acesso

Além da Praça Central “Porfírio de Brito”, a Prefeitura vai instalar nos próximos dias a internet gratuita pelo Projeto “Conecta Sidrolândia” à Praça “Tancredo Neves” no Bairro São Bento, Estádio Municipal “Sotero Zárate, Ginásio de Esportes “Olegário da Costa Machado”, Complexo Esportivo “Leonel de Moura Brizola” – Brizolão, e Parque Ecológico “Vale do Vacaria”.

Como acessar

Por enquanto, o acesso só é possível na praça. Chegando no local, o usuário deve abrir o compartimento de wifi e clicar na conexão Praça Central. Em seguida será aberto um cadastro para preenchimento do nome, CPF, e-mail, e endereço.

Ao concluir, em poucos segundos chegará no telefone celular do usuário um SMS com o código de habilitação (senha) para digitar no campo do wifi. Feito este procedimento, já pode ser acessada a internet gratuita.