Publicado em 05/04/2022 às 12:57, Atualizado em 05/04/2022 às 16:59

Assistência retoma programa de apoio a gestantes que receberam kit-bebê

Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,
Foto: Rafael Brites

Após dois anos de interrupção, a Secretaria Municipal de Assistência Social retomou o programa de assistência e proteção a gestantes em situação de vulnerabilidade social. Está prevista a distribuição de 150 kits-bebê parte dos itens confeccionados pelas próprias futuras mamães.

Nesta terça-feira (5) as primeiras gestantes atendidas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento a Família) receberam o kit-bebê, que vem com uma toalha de banho, dois pacotes de fralda, dois bodys manga curta, dois bodys manga longa, dois macacões, dois mijões, um talco, dois sabonetes, um jogo de lençol, dois cobertores, uma manta e uma banheira.

Miriã dos Santos, gestante de 30 semanas, o kit vem em boa hora já num momento de orçamento familiar apertado com as despesas de aluguel, contas de água e luz e alimentação. “No momento não sobra dinheiro para comprar esses itens”. Com o kit, Miriã poderá receber o pequeno Vitor com um pouco mais de conforto.

Foto: Rafael Brites

O kit também foi bem recebido por Ana Cláudia, que daqui a um mês dará à luz a um menino. Ana Cláudia reside no assentamento Alambari/FAF com outros três filhos e para ela a ajuda vem em bom momento. “Isso nos ajuda bastante, porque a gente que trabalha no sítio temos muita dificuldade e tendo ajuda é muito bom”.

O Serviço de Proteção e Atendimento a Família-PAIF consiste no trabalho social com famílias, com caráter continuado que visa a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos seus vínculos e promover o acesso aos seus direitos, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida. Um dos serviços ofertados é o Grupo de Gestantes que é oferecido no CRAS do território das famílias pertencentes ao grupo PAIF.

Durante o período da pandemia as atividades estavam acontecendo de forma remota, e agora, gradativamente, está sendo retomado com atividades e as famílias sendo acompanhadas presencialmente. No grupo, a gestante acompanhada pode confeccionar o enxoval e são trabalhados diversos temas referente ao período gestacional, como a importância do pré-natal e do aleitamento.

A futura mãe que faz parte do grupo PAIF e que tem interesse em se inscrever nos grupos de gestantes deve procurar o CRAS do seu território.