Publicado em 09/05/2019 às 09:28, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura entregou primeira remessa da Cesta Verde para quase 100 famílias no CRAS São Bento

Convênio com Conab viabilizou R$ 252 mil para compra de hortifrúti da agricultura familiar e destinação às 294 famílias cadastradas nos CRAS de Sidrolândia

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
95 famílias do CRAS São Bento foram as primeiras a receber a Cesta Verde (Fotos: Geovane Mendonça)

A sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) território do Bairro São Bento, recebeu na tarde de ontem as famílias atendidas pela Unidade, para a primeira entrega das Cestas Verdes adquiridas pela Prefeitura de Sidrolândia por meio de convênio com a Conab.

Foram montadas e entregues mais de 95 cestas com produtos oriundos de lotes de agricultores familiares que integram a Coopamaf (Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar), entidade contemplada com o convênio que beneficiará 33 associados.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Paulo Atílio Pereira, são 294 famílias atendidas pelas Unidades de CRAS no município.

- A cada semana ocorrerá a entrega em um CRAS. Hoje foi aqui no São Bento, na próxima semana será no Cascatinha, depois no Jandaia, e por fim no CREAS – explicou Paulo Atílio.

São selecionadas pela Secretaria de Assistência Social para receber a Cesta Verde os cadastrados no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) trabalhados nos CRAS.

Prefeito Dr. Marcelo agradeceu secretários e suas equipes pelo apoio dado para a implantação do projeto pela Prefeitura

O secretário Ivan de Oliveira, do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, presente com sua equipe, anunciou que a Gestão 2017/2020 da Prefeitura através da sua Pasta, trabalha no projeto diretamente com o agricultor familiar fornecedor dos produtos.

Ele havia informado que além da elaboração do projeto pela Sederma que foi aprovado pela Conab e beneficiou os 33 associados da Coopamaf, a Prefeitura também garantirá o transporte gratuito dos produtos desde as pequenas propriedades da cooperativa até a cidade.

- Além do prefeito ter autorizado esse transporte, a Prefeitura através da Sederma em parceria com a Agraer e Sebrae disponibilizará técnicos para acompanhar o planejamento de campo e a produção nos lotes – informou Ivan.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli comemorou a aprovação do projeto que possibilitou o convênio da Prefeitura com a Conab, assegurando R$ 252 mil durante o ano. O recurso vai viabilizar a produção nos lotes da agricultura familiar e o alimento na mesa das famílias de baixa renda em Sidrolândia, assistidas pelos CRAS, durante um ano.

Equipes da Assistência Social e Sederma organizam entregas, desde o transporte do produto até a distribuição da Cesta Verde às famílias beneficiárias

- Agradeço aos secretários Paulo Atílio e Ivan com as suas equipes e todas as Secretarias envolvidas na ação da Cesta Verde pela Prefeitura. Para a nossa Gestão é uma satisfação contemplarmos essas famílias com a melhoria na qualidade da alimentação, e ao mesmo tempo o Município atende as duas pontas: Gerando renda ao adquirir os produtos da agricultura familiar, e contemplando as famílias de baixa renda com esses gêneros alimentícios, gratuitamente – declarou o Dr. Marcelo.

Itens entregues na primeira remessa

De acordo com o presidente da Coopamaf, José Andrade, as cestas da primeira entrega no CRAS São Bento foram compostas por 8 itens (tomate-cereja, almeirão, couve, berinjela, abacaxi, abobrinha, cenoura, limão taiti, limão rosa).

Para as próximas remessas mais produtos estarão disponíveis, entre os quais o alface.

Equipe da Secretaria de Assistência Social
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente