Publicado em 08/07/2021 às 15:54, Atualizado em 08/07/2021 às 20:00

Sidrolândia realizou a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Encerramento contou com a participação da prefeita, secretários municipais e vereadores

Karina Souza , Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

Na manhã desta quinta-feira (08/07), foi realizada na Câmara Municipal o encerramento da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sidrolândia com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

As Conferências de Assistência Social são instâncias de caráter deliberativo e têm, como premissas, avaliar a política de Assistência Social e apresentar orientações, definindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A finalidade da conferência é reunir representantes governamentais, entidades prestadoras de serviços, destinatários e trabalhadores que atuam na área de assistência social, para avaliar essa política e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema. O objetivo é prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica ou especial para as famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

Em Sidrolândia a Conferência foi precedida por cinco pré Conferências, nas unidades dos Cras, Creas e no Distrito do Quebra Coco, onde foram discutidos 5 eixos, com os usuários, trabalhadores e entidades, para definir as diretrizes para o aprimoramento da política do SUAS.

As conferências são espaços de participação popular democrática para conferir, avaliar e realizar propostas que venham de acordo com a necessidade da população. A participação direta dos diversos atores envolvidos na política pública de Assistência Social, em especial os usuários, visa o fortalecimento e aprimoramento da política do SUAS.

Na conferência participaram a prefeita Vanda Camilo, presidente da Câmara Juscinei Claro, secretária de Assistência Social, Aletânia Ramires, presidente do Conselho de Assistência Social, Marilucia Molina, vice-presidente Sérgio Wanderly, representante dos usuários, Maria Aparecida da Silva e a vereadora Joana Michalski representando todos os trabalhadores de Assistência Social.

O encerramento da conferência contou com o pronunciamento das autoridades, apresentação cultural do professor Joel Antunez, vídeo das ações do primeiro semestre de 2021 da Assistência Social, leitura do regimento interno, palestra magna com vice-presidente Sérgio Wanderly, apresentação e votação das propostas e votação dos candidatos a delegados.

A conferência foi transmitida ao vivo pelo Facebook pela página da Assistência Social.