Publicado em 09/08/2019 às 22:06, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Agosto Lilás: Aldeia Tereré recepcionou autoridades estaduais e primeira-dama para encontro com mulheres indígenas

Ana Lídia, Maria Thereza Trad e Giovana Correa Vargas participaram do evento organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Segov, com apoio de unidades da Assistência Social

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Cb image default
Palestra abordou o combate à violência contra as mulheres (Fotos: Rafael Brites)

A programação pelo Agosto Lilás foi intensa na quarta-feira (07/08) em Sidrolândia, na abertura das atividades elencadas pela Prefeitura através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov).

Logo às 7h30 houve a panfletagem na Praça Central, e às 8h30 a inauguração da Sala Lilás na Delegacia de Polícia Civil, a primeira de Mato Grosso do Sul.

O evento atraiu autoridades estaduais, e a secretária adjunta de Cidadania do Governo do Estado, Maria Thereza Trad junto com a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Giovana Correa Vargas, permaneceram em Sidrolândia, e acompanharam a primeira-dama Ana Lídia Ascoli, em mais um evento alusivo ao Agosto Lilás, no período vespertino, com mulheres da Aldeia Tereré.

Na comunidade indígena, recepcionaram as autoridades, o cacique João Batista Figueiredo Neto, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres no Município, Natália Souza, a psicóloga Aletânia Ramires Gomes, da Coordenadoria, o diretor-presidente da Fundação Municipal Indígena, Otoniel Gabriel, e a professora Diêneffer da Silva Figueiredo, da Escola Municipal “João Batista Figueiredo” na Aldeia Tereré.

Cb image default
Comunidade da Aldeia Tereré foi mobilizada para o Agosto Lilás

Profissionais do CRAS e CREAS vinculados à Secretaria de Assistência Social trabalharam no evento mobilizando e acompanhando as famílias cadastradas no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Entre a plateia, um grupo de mães residentes na comunidade indígena e alunos da unidade de ensino.

A professora discursou em nome das mulheres indígenas, enquanto que as autoridades também deixaram suas mensagens às comunidade, relacionadas ao combate à violência contra as mulheres.

A visita de Maria Thereza, Giovana e Ana Lídia, foi também para cumprimentar a população das aldeias por ocasião da passagem do Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado na quinta-feira (08/08).

As ações serão intensificadas a partir da segunda-feira (12), conforme o cronograma elaborado pela Coordenadoria da Mulher. 

Cb image default
Natália, Giovana e Ana Lídia

Programação

12/08 (Segunda-Feira), 8h00 - Maria da Penha vai ao SCFV Idosos e Idosas, no CRAS Cascatinha;

13/08 (Terça-Feira), 13h30 - Roda de Conversa com o CRAS Jandaia, no Quebra Coco;

14/08 (Quarta-Feira), 14h00 - Cine Lilás, no CRAS Cascatinha; 14h30 - Panfletagem, na Feira da Praça Triângulo no Bairro Malvinas;

15/08 (Quinta-Feira), Matutino/Vespertino - Início nas escolas para a apresentação do Concurso de Paródias "Canta, Canta Maria", nas Escolas Municipais;

17/08 (Sábado), 16h00 - Panfletagem, na Feira Livre Central;

19/08 (Segunda-Feira), 9h00 - Roda de Conversa com taxistas e mototaxistas, no Salão de Múltiplo Uso do CRAS Jandaia;

20/08 (Terça-Feira), 8h00 - Escolha do Desenho que será utilizado na Campanha "Agosto Lilás" 2020 pela comissão organizadora, no Salão de Múltiplo Uso do CRAS Jandaia;

21/08 (Quarta-Feira), 8h00 - Exposição nos órgãos públicos dos desenhos selecionados, na Prefeitura, Fórum, Defensoria, Promotoria e Delegacia; 15h e 16h - Encontro com as Mulheres do Vale Renda, na 2ª Igreja Batista;

22/08 (Quinta-Feira), 1400 - Cine Lilás, no CRAS São Bento; 15h e 16h - Encontro com as Mulheres do Vale Renda, na 2ª Igreja Batista;

23/08 (Sexta-Feira), 15h e 16h - Encontro com as Mulheres do Vale Renda, na Igreja São Vicente e São Benedito;

27/08 (Terça-Feira), 14h - #Enjóqueti (na língua terena, Sou Bonita) Indígena, na Aldeia Córrego do Meio;

29/08 (Quinta-Feira), 9h00 - Maria da Penha vai ao Assentamento, o local que receberá esta ação ainda será divulgado;

30/08 (Sexta-Feira), 8h00 - Concurso de Paródia "Canta, Canta Maria" e Premiação do desenho vencedor da Campanha "Agosto Lilás" 2020.

Cb image default
Ana Lídia, Maria Thereza, Natália, Giovana, Otoniel, Diêneffer e o cacique João Batista Figueiredo Neto
Cb image default
Maria Thereza, Giovana e Ana Lídia
Cb image default
Autoridades, lideranças indígenas, servidores públicos, mulheres e crianças da Aldeia Tereré