Publicado em 23/08/2021 às 13:54, Atualizado em 24/08/2021 às 12:47

Coordenadoria da Mulher oferece aula de defesa pessoal e promove roda de conversa

A ação faz parte da programação da Campanha Agosto Lilás “Amor não causa dor”

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Karina Souza

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov), está realizando durante o mês de agosto, uma série de ações relacionadas ao enfrentamento e o combate à violência contra a mulher.

No sábado (21), como parte da programação da Campanha Agosto Lilás “Amor não causa dor”, ocorreu um treinamento de defesa pessoal para mulheres. A ação, que teve parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), teve como objetivo, ensinar várias técnicas simples e eficazes para serem utilizadas em situações típicas de agressão e abuso contra a mulher.

A aula foi realizada no Centro de Treinamento do Clã, pelo professor Júnior Braga, faixa-preta 1º Dan em Karatê Kyokushin, faixa-preta 1º Dan em Kickboxing e faixa-preta em Muay Thai.

De acordo com Júnior, todas as mulheres deveriam buscar ter esse conhecimento de defesa, para que caso aconteça futuras situações indesejadas, já terem uma noção de pelo menos um escape.

“No dia de hoje é muito importante as mulheres estarem se preparando para poder ter uma auto defesa contra qualquer agressão, então o treino foi para mostrar para elas que é possível está se dedicando e trabalhando para ter um pouco de conhecimento para poder se defender”, explicou.

Para Nadilaine Cristine, de 32 anos, que é apaixonada por artes marciais, a aula além de proporcionar noções para a mulher se defender em caso de necessidade, serviu também para terem conhecimento sobre onde procurar ajuda caso precisem. “Há alguns anos quando precisei de apoio, não tive ninguém, porque ainda não havia a Sala Lilás na delegacia, a qual recorri recentemente, também desconhecia o trabalho da Coordenadoria.

Raquel Terra, de 29 anos, relatou que a experiência do treinamento foi maravilhosa e ficou mais à vontade porque, com exceção do profissional, só havia mulheres na aula.

Após o treinamento, foi realizada uma roda de conversa, para as mulheres poderem tirar as dúvidas em relação onde procurar ajuda e os serviços disponibilizados pela Coordenadoria da Mulher.

Hosdrelha de Brito, de 33 anos, elogiou a iniciativa, além do conhecimento na defesa pessoal, pôde ter conhecimento sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura.

“Achei bem interessante o bate papo no final, porque conseguimos tirar as dúvidas, como fazer denúncias, como se comportar quando deparamos com a situação. Legal saber que a Coordenadoria tem uma psicóloga. Isto é muito importante porque às vezes quem tá passando por algum tipo de abuso acaba não denunciando, porque não tem coragem, e a psicóloga vai estar ali para ajudar nesse momento delicado”.