Publicado em 22/02/2026 às 16:00, Atualizado em 20/02/2026 às 18:19
Fortalecer quem educa também é uma forma de proteger. Com esse propósito, a Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, realizou uma ação voltada aos profissionais da educação na Escola Municipal Domingos Alves Nantes e no Centro Municipal de Educação Infantil Elza Alves Leme.
A iniciativa foi promovida pela Coordenadoria da Mulher e contou com a participação da psicóloga Erika Battistelli, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). Durante o encontro, foi ministrada uma palestra motivacional direcionada aos docentes, com o objetivo de acolher, fortalecer e incentivar os profissionais para o início do ano letivo.
Aproveitando o momento de formação e integração das equipes escolares, a Coordenadoria também abordou a importância do olhar atento dos educadores quanto a comportamentos e sinais que possam indicar possíveis situações de violência doméstica envolvendo alunos.
Foram repassadas orientações sobre como identificar mudanças comportamentais relevantes, sinais físicos e emocionais, além dos procedimentos adequados a serem adotados nesses casos. Destacou-se a necessidade de acionar a Rede de Enfrentamento à Violência, garantindo proteção, segurança e acompanhamento adequado às crianças e suas famílias.
A violência doméstica deve ser combatida e denunciada. O Ligue 180 é um canal gratuito e sigiloso que oferece apoio, orientação e informações sobre os direitos das mulheres.
A Coordenadoria da Mulher está localizada na Rua Amazonas, nº 150, Centro. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (67) 99230-0560.