Publicado em 29/04/2020 às 17:16, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Coordenadoria da Mulher promove reunião para estabelecer protocolo de atendimento para vítimas de violência doméstica

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira no Salão Múltiplo Uso e reuniu Juiz, delegada, psicólogas e a rede de enfrentamento

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Coordenadoria da Mulher (vinculada à Secretaria de Governo e Desburocratização), realizou na manhã desta quarta-feira (29/04), uma reunião no Salão de Múltiplo Uso, com o Juiz Titular da Vara Criminal do município, Dr. Cláudio Müller Pareja, a delegada Dra. Thaís Duarte, e com os profissionais da saúde, com os psicólogos da educação, da assistência social e da rede de enfrentamento de violência contra mulher, sobre um novo protocolo de atendimento.

Durante o evento foi discutido sobre atendimento durante a pandemia do Coronavírus, a divulgação do site "NãoseCale" do governo do estado de MS com informações referente a situação da mulher, foi feita a abordagem da Lei nº 10.778/03 que trata da notificação compulsória nos casos de violência e como realizar a Comunicação Externa nos casos de violência doméstica, sobre o atendimento na Sala Lilás e divulgação do Boletim Online que começou a valer a partir desse mês de abril e a apresentação do Formulário Nacional de Avaliação de risco Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

De acordo com o Juiz Dr. Cláudio Müller, foi necessário a reunião para abordar esse tema que é tão importante e ainda mais nesse período agravante da pandemia por conta do Covid-19.

“Segundo se suspeita a um aumento considerável da violência contra mulher por conta do confinamento das pessoas nas suas próprias casas, por conta disso o trabalho da rede tem que ser ainda mais intensificado porque tem a redução das ocorrências, e nós acreditamos que essa redução tenha ocorrido por conta da dificuldade da pessoa de sair da sua casa, de ir até a delegacia, com as pessoas não trabalhando existe um controle maior do homem sobre a mulher, então se a mulher sai de casa aumenta uma suspeita que a pessoa possa estar procurando ajuda, por isso resolvemos participar dessa reunião e falar sobre esse assunto, porque é realmente muito importante a gente tratar desse tema nesse período, embora com as limitações de aglomerações de pessoas, mas é um período que devemos cuidar das mulheres”, explicou o Juiz.

A delegada Dra. Thaís Duarte, abordou sobre a nova ferramenta de denúncia, o boletim de ocorrência virtual, que será muito importante porque é mais uma forma das mulheres denunciarem.

“É uma inovação nesse tempo de isolamento para as mulheres que ficam em casa e acabam sofrendo mais violência, agora elas não precisam nem sair de casa para fazer a denúncia desse agressor, esse meio virtual existe para elas fazerem a denúncia, o que é mais uma forma de trazer para essas mulheres uma proteção e mostrar que a Polícia Civil está sempre atento as demandas e sempre sensível a questão da violência doméstica”, completou a Delegada

A coordenadora Natália Souza ressaltou que a Delegacia Geral de Polícia Civil, Sala Lilás, a Coordenadoria da Mulher, CREAs e CRAS, estão funcionando para atender as mulheres que estão sofrendo alguma violência. Também pode ser feito através dos canais de atendimento, 190 e 180.

“Essas mulheres que estão sofrendo violência doméstica não estão sem atendimento, nesse tempo de pandemia nada está parado para essa causa, não precisa esperar passa esse tempo para a mulher buscar ajuda se estiver sofrendo alguma violência”, encerrou a coordenadora.