Publicado em 15/05/2017 às 16:38, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Artesãs de Sidrolândia comemoram cadastramento na Carteira Nacional do Artesão e feira das mães na Praça

Natalia de Souza,

Em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a equipe da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, esteve nesta sexta-feira, 12/05, no município para cadastrar e conhecer o trabalho dos artesãos locais.

O cadastramento servirá para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. A Prefeitura solicitou que a equipe de Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais agendasse visita para incluir o município neste programa. A equipe realizou 16 cadastros.

Cadastramento para emissão da Carteira Nacional do Artesão

Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil. O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de imposto ao participar de feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em determinados espaços, como a Casa do Artesão, que só aceitam artesãos com a carteira em dia e possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária.

A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

No mesmo dia, com o apoio da Prefeitura, as artesãs realizaram uma feira especial na Praça Central em comemoração ao Dia das Mães, com presentes especiais para as mamães.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elaine Brito, um trabalho está sendo realizado para a valorização do artesanato local com o objetivo de fomentar a cultura e a geração de renda da população. “Estamos dando um suporte para que esses artesãos vendam o seu produto. E através desta carteirinha, eles ainda conseguirão sair do município com outros benefícios e incentivos para realizar a venda de seus produtos. Era uma classe que merecia um olhar especial da administração. O prefeito solicitou que ajudássemos com a realização de feirinhas e a participação delas em eventos. Acredito que o trabalho está sendo bem positivo”, finalizou Elaine.

O prefeito solicitou que ajudássemos com a realização de feirinhas e a participação delas em eventos. Acredito que o trabalho está sendo bem positivo”.

Elaine Brito

A Prefeitura programa a realização de mais feirinhas durante o ano e a participação dos artesãos durante eventos no município.