Publicado em 24/11/2025 às 16:30, Atualizado em 24/11/2025 às 19:56
A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Sala do Empreendedor, alerta os Microempreendedores Individuais (MEIs) do município sobre a circulação de golpes que utilizam mensagens falsas para cobrar taxas indevidas, ameaçar o cancelamento do CNPJ e solicitar devolução de valores via Pix. Os criminosos enviam e-mails, SMS ou mensagens de WhatsApp se passando por órgãos governamentais, especialmente pela Receita Federal.
A Receita Federal não envia cobranças ou notificações por esses canais, qualquer mensagem ameaçando o cancelamento imediato do CNPJ, cobrança de “taxas obrigatórias”, pedidos de atualização urgente ou solicitações de Pix são golpes.
Além disso, a formalização do MEI é totalmente gratuita, e os boletos oficiais (DAS-MEI) só devem ser emitidos pelo Portal do Empreendedor, nunca por links enviados em mensagens.
Saiba como se proteger:
Não clique em links suspeitos;
Não pague boletos recebidos por mensagens;
Não envie Pix a desconhecidos;
Consulte sempre os canais oficiais do governo;
Em caso de dúvida, procure a Sala do Empreendedor.
Confirme todas as informações no Portal do Empreendedor.
Caso o empreendedor já tenha caído em um golpe, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência e denunciar. Essas ações ajudam a impedir que outras pessoas sejam vítimas e possibilitam o acompanhamento das autoridades competentes.
Anota aí
A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Rua Santa Catarina, nº 750, centro. Telefone para contato: (67) 99611-9849.