Publicado em 29/08/2019 às 15:10, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Cidade Empreendedora: Apresentado o Plano de Desenvolvimento Econômico para Sidrolândia

Prefeitura e Sebrae firmaram convênio para o desenvolvimento de ações que estimulem a economia local, tendo como eixo prioritário a agricultura familiar

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Prefeito falou na apresentação do PDE pelo Programa Cidade Empreendedora (Fotos: Rafael Brites)

Realizado na manhã desta quinta-feira (29) no plenário da Câmara Municipal, o evento de apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), pelo Programa Cidade Empreendedora, para o município de Sidrolândia.

Sebrae e Prefeitura – através da Sederma, Sedetur, Assistência Social e Saúde – realizaram uma série de oficinas junto à população urbana e rural, comércio, agricultura familiar, MEI, entre outros setores, com vistas à elaboração do PDE.

O Município de Sidrolândia foi o primeiro a aderir ao Programa Cidade Empreendedora, no dia 4 de maio de 2018.

A proposta do programa é valorizar o comércio local, fomentar eixos de desenvolvimento econômico, com a finalidade gerar renda e crescimento para quem produz e fortalecer a economia do município.

Humberto Dionísio, do Sebrae, enfatizou a importância do Cidade Empreendedora

O eixo escolhido pelos representantes da população foi a Agricultura Familiar e assim foram desenvolvidas ações para o crescimento da agroindústria, das vendas de produtos para o comércio local e para o setor público.

Além dos pequenos produtores, comerciantes e Microempreendedores Individuais, foram capacitados servidores públicos das mais diversas áreas da administração, inclusive das compras públicas.

Durante o evento foram expostos trabalhos dos artesãos, e doces produzidos pela agricultura familiar. Também foi apresentado o Selo de Origem de Sidrolândia, que poderá ser utilizado por pequenos produtores, artesãos ou empreendedores que comercializarem a produção ou peças em outras localidades.

Secretário Ivan de Oliveira fez a explanação do PDE

O plano foi apresentado ao público pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ivan de Oliveira, auxiliado pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elaine Brito.

Autoridades presentes ao evento: prefeito Dr. Marcelo Ascoli, vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, primeira-dama Ana Lídia, secretários municipais, os vereadores professor Tadeu e Edno Ribas.

Também na plateia, servidores públicos, comerciantes, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento, lideranças indígenas e de assentamentos, os representantes do Sebrae Léo Grison e Humberto Dionísio, e equipe do escritório da Agraer em Sidrolândia.

Secretária Elaine Brito e vereador professor Tadeu, com o Selo de Origem de Sidrolândia, apresentado no evento
Elaine e a primeira-dama Ana Lídia Ascoli entre artesãs que apresentaram peças diversas, inclusive confeccionadas com fibra de bananeira e taboa
Edno, Elaine, Wellison, Léo, Ivan, Dr. Marcelo e munícipe durante o evento de apresentação do PDE
Funcionários públicos acompanharam o evento