Publicado em 18/07/2017 às 15:46, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Coleta seletiva será retomada em Sidrolândia

O objetivo é conseguir atingir 30% do município até o final do ano que vem.

Cleber Ramires,
Foto: Rafael Brites

Prefeitura Municipal irá retomar as coletas seletivas nos bairros Sol Nascente, Jardim das Palmeiras e Residencial Olenka e nesta quarta-feira (19), os catadores irão entregar nas residências os sacos de lixos azuis para serem armazenados os lixos secos que serão recolhidos a partir do dia 26.

Após a coleta do lixo, os catadores irão entregar novamente outro saco azul para realizar a coleta na semana seguinte. Dentro do saco azul somente é colocado materiais recicláveis (papel, plástico, alumínio). Galhos de árvores, folhas, gramas e resíduos de banheiro não são considerados lixos secos e não podem ser colocados nos sacos azuis para a coleta seletiva.

O objetivo é conseguir atingir 30% do município até o final do ano que vem. A engenheira ambiental do município, Marielli Roberta Zielinski, fala que é preciso conscientizar a população do município e que a coleta seletiva é o primeiro passo para ter o gerenciamento dos resíduos do município de maneira adequada.

Ela ainda lembra dos EcoPontos (pontos de coletas de óleo de cozinha usado), que estão distribuídos em todas as escolas municipais e estaduais do município. Esses são os locais onde os moradores podem descartar os óleos de cozinha de maneira adequada, somente despejando ele em uma garrafa PET e levando até um EcoPonto.

Além dos EcoPontos de óleo usado, também existem em todos os postos de saúde da cidade, os EcoPontos de pilhas usadas. A engenheira ambiental lembrou que a Secretaria de Desenvolvimento Rural está recebendo os medicamentos vencidos para serem descartados de maneira adequada pela Secretaria de Meio ambiente.