Publicado em 23/07/2021 às 15:38, Atualizado em 23/07/2021 às 19:52

Com apoio da Prefeitura, Semagro repassa R$ 40 mil para instalar envasadora de polpa em cooperativa do Jiboia

O recurso liberado vai garantir embalagens para produção por 18 meses

Assessoria de Comunicação da Prefeitura,

A Prefeitura de Sidrolândia, realizou na manhã desta sexta-feira (23/07), a assinatura do convênio para formalizar o repasse de R$ 40 mil da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, para a Coopfap, cooperativa sediada no Assentamento no Jiboia, para instalar uma envasadora de polpas de frutas adquirida pela administração.

A cooperativa tem associado, 80 pequenos produtores de Sidrolândia, Itaporã, Dois Irmãos do Buriti e Corguinho. Trabalha com seis tipos diferentes de polpas de frutas produzidas nos assentamentos.

O recurso liberado vai garantir embalagens para produção por 18 meses.

Com o equipamento, a micro indústria que envasava de forma manual até 400 quilos de polpa por dia, terá capacidade de produzir 500 quilos por hora, em embalagens de 100 gramas e de 1 kg, com rótulo, código de barras, número da inscrição na inspeção sanitária do Ministério da Agricultura.

"Vamos aumentar nossa clientela, hoje restrita às prefeituras, que compram para merenda e instituições como o Exército. Com a embalagem de 100 gramas a Sidropolpa será vendida nos supermercados de todo o Estado", explica o presidente da cooperativa, Alberto Alves de Souza.

Durante o evento, que contou com a participação do diretor presidente da Agraer, André Borges, o secretário Jaime Verruk, confirmou que a Cooperfap Sidropolpas receberá placas fotovoltaicas para a produção de energia solar para suprir a necessidade energética da micro indústria. O projeto, orçado em R$ 110 mil, será custeado pela Suzano que está instalando uma fábrica para produção de celulose em Ribas do Rio Pardo. Esta é uma das medidas compensatórias que a empresa terá de custear para fomentar atividades produtivas de pequenos produtores. Alberto Alves de Souza calcula que a autossuficiência do suprimento de energia, a cooperativa terá uma economia mensal de R$ 3 500,00.

A prefeita Vanda Camilo que esteve no ato de assinatura do convênio, reforçou que sua gestão tem compromisso de apoiar ações que agreguem valor e renda da produção da agricultura familiar. O município investiu R$ 70 mil para aquisição da envasadora, intermediou o repasse para a Cooperfap de um furgão com câmara frigorífica. O veículo, cedido pela Receita Federal, será usado para o transporte da polpa comercializada. A Secretaria Municipal de Educação firmou contrato com a cooperativa para aquisição de 26 toneladas de polpa que estarão no cardápio da merenda escolar dos 8 mil alunos das escolas municipais.

O secretário Jaime Verruk garante que o Governo do Estado, através da Semagro e da Agraer, será parceiro da Prefeitura para apoiar agricultura familiar.