Publicado em 19/07/2021 às 15:19, Atualizado em 19/07/2021 às 20:16

Com auxílio de trator e implementos agrícolas, Prefeitura ajuda pequenos produtores

Sederma disponibiliza programas e projetos à agricultura familiar. Um deles é o auxílio de trator, a grade aradora e implementos agrícolas

Suélen Duarte, Assessoria de Comunicação da Prefeitura,
Produtor do assentamento Capão Bonito II, José Lima. (Fotos: Suélen Duarte)

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), auxilia os pequenos produtores rurais, através de vários programas e projetos. Os produtores podem contar com trator, grade aradora e implementos agrícolas.

Os implementos, que os produtores podem contar, são: ensiladeira e plantadeira de rama de mandioca. Os equipamentos estão sob responsabilidade do Técnico em Agropecuária Evanderson Cáceres, que realiza todo o processo de documentação e suporte para as pessoas que não possuem estes tipos de bem.

O morador do assentamento Capão Bonito II José Aparecido Martins Lima, 46 anos, mais conhecido como Zeza, procurou a Secretaria para utilizar a ensiladeira e foi atendido. Na propriedade, Zeza fez o plantio de milho, no entanto, a geada afetou grande parte de sua plantação. A alternativa encontrada pelo produtor foi dar de alimento para o gado do vizinho. “É muito bom este auxílio porque o implemento é muito caro, muito difícil de conseguirmos comprar. Apesar de ter perdido boa parte da plantação, estou contente por ter conseguido a ensiladeira, pois estou ajudando na alimentação do gado do vizinho”, afirmou.

Rama de mandioca cultivada pelo produtor Juliano Rossatti.

Já o produtor de mandioca Juliano Rossatti, 35 anos, recentemente, utilizou uma das plantadeiras de rama. “Ano passado eu utilizei a plantadeira, então, solicitei novamente este ano. Por conta da geada, eu perdi a plantação, ainda bem que consegui a máquina para plantar novamente”, falou.

Conforme o técnico Evanderson Cáceres, para solicitar os implementos, é necessário realizar o pedido na Sederma. “O nome é colocado na lista, quando chega a vez da pessoa, nós ligamos para ela e, no caso dos implementos, é necessário que ela pague o frete. Já o trator e a grade são diferentes, eles ficam em uma região e atendem as pessoas que necessitam. Depois, outra localidade recebe o auxílio”, explicou ainda que a pessoa, que é atendida, assina um termo de responsabilidade e, ao final do uso, ela responde um questionário, revelando a sua satisfação e se o equipamento sofreu algum dano.

Produtor do assentamento Alambari FAF, Valter dos Santos.

Nesta semana, o trator esteve presente no assentamento Alambari FAF, sob responsabilidade do senhor Valter dos Santos, 63 anos. Morando há 6 anos no local, ele revela que é a primeira vez que utiliza o equipamento. “Só temos que agradecer a prefeita, ao secretário Galdino e ao técnico, por este apoio que tivemos para preparar a terra, tanto eu quanto os vizinhos”, disse.

Conforme os dados disponibilizados pela Sederma, desde janeiro, o trator, juntamente com a grade aradora, atendeu mais de 59 famílias, sendo utilizados em mais de 157 hectares. Durante o mesmo período, a ensiladeira atendeu mais de 5 famílias. A rotoencanteradora atendeu mais de 2 famílias e as plantadeiras de ramas atenderam mais de 8 famílias.

A prefeita Vanda Camilo destaca que Sidrolândia é vocacionada ao agronegócio e a agricultura familiar está inserida neste contexto. Neste sentido, a gestora afirma que a Administração Municipal procura estar presente na vida dos cidadãos do campo, através das políticas públicas desenvolvidas na Sederma, que fica localizada na rua Targino de Souza Barbosa, 270, centro. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 13 horas.