Publicado em 26/10/2021 às 14:47, Atualizado em 26/10/2021 às 18:55

Prefeitura coletou 2 toneladas de lixo eletrônico em 10 meses

Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,

Ao longo do ano a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), tem realizado a campanha de coleta de lixo eletrônico no município. De janeiro até o mês de outubro já foram coletados 2 toneladas, sendo 702 kg destinados à empresa Crecil (Comércio Varejista de Material Reciclável Ltda) no primeiro semestre.

A coleta tem sido realizada tanto nos bairros como nos assentamentos e nos distritos do Quebra Coco e Capão Seco. O recebimento dos lixos eletrônicos também são feitos na SEDERMA, que é um ponto permanente de recolhimento destes materiais. Como forma de incentivo, a secretaria tem doado mudas nativas do cerrado como flamboiã, ipê-branco, ipê-roxo, moringa, sangra d'água, pimenteira, palmeira, carandá, mandovi, cedro rosa, jamelão, entre outras, em troca dos resíduos eletrônicos. Nesses primeiros dez meses já foram doados mais de 1.200 mudas dentre todas as ações realizadas pela Prefeitura.

Conforme dados da secretaria, no mês de outubro foram descartados 1.347 kg de lixos eletrônicos. Destes, 542 kg foram destinados à empresa Colecta e mais 805 kg à empresa Crecil.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente tem recebido todos os tipos de aparelhos eletrônicos, como por exemplo, celular, tablete, computador, lanterna, modem, impressora, pilhas, carregadores, forno elétrico, ventilador, cabos USB, câmeras fotográficas, telefone, micro-ondas, entre vários outros.