Publicado em 31/01/2022 às 06:17, Atualizado em 31/01/2022 às 11:19

Prefeitura conserta bomba e assentados voltam a ter água encanada após 6 meses

Assessoria de Comunicação da Prefeitura ,
Foto: Paulo Gomes

A instalação e o funcionamento de duas bombas d'água de dois assentamentos (São Pedro e Jibóia) foi comemorada pelas comunidades que estavam sofrendo com a interrupção no abastecimento. "Foram 6 meses de sofrimento. Não tinha água nem pra tomar banho e dar descarga no banheiro. Meu marido ia na vizinhança buscar água para o dia a dia. Colocava no tambor e trazia no carro o suficiente para cozinhar, lavar as louças e tomar banho “, relata dona Menecy Amaral, 60 anos, residente no Travessão Conceição, no Assentamento São Pedro.

O poço caseiro aberto no sítio simplesmente secou em julho do ano passado, relata. O poço artesiano perfurado há mais de 20 anos não abastecia seu lote e dos vizinhos porque a bomba antiga não funcionava após várias tentativas de conserto. Quando a nova foi instalada e água voltou a jorrar, dona Menecy fez questão de gravar um vídeo e postou nas redes sociais para agradecer a prefeita Vanda Camilo pela instalação da bomba.

Foto: Paulo Gomes

No Assentamento Jiboia a substituição da bomba antiga (que passou por inúmeros consertos) por um equipamento novo comprado pela Prefeitura, colocou fim a romaria de assentados como José Cardoso, em busca de água dos vizinhos que tem poço artesiano. A situação não é pior porque neste ano trocou o gado leiteira pela parceria para o plantio de 17 hectares de soja. Se ainda tivesse as vacas faltaria água para os animais.