Publicado em 18/07/2019 às 16:00, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura de Sidrolândia e produtores debatem agricultura familiar

Expandir os canais de comercialização para os produtores é um dos focos do Programa Cidade Empreendedora, que visa promover o desenvolvimento local

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Reunião ocorreu na manhã da quinta-feira (Fotos: Geovane Mendonça)

A evolução da agricultura familiar está vinculada às oportunidades de expandir a produtividade e aproximação aos canais de comercialização. O Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia e o Sebrae/MS, promoveu o encontro da gestão pública e os produtores locais nesta quinta-feira (18) para debater os avanços e desafios da agricultura familiar.

Pelo menos 20 produtores da cooperativa, associação e individuais participaram do encontro, além de 13 agentes públicos, das secretarias da Educação, desenvolvimento, produção, Assistência Social e Compras. Na ocasião, secretários, servidores municipais e produtores locais realizaram o alinhamento com o intuito de organizar as compras públicas da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O coordenador de agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, destacou que foram debatidas as várias oportunidades de melhoria no processo de compras públicas de produtos da agricultura familiar com foco na melhoria dos resultados, como qualidade dos produtos, entrega no prazo e local único de emissão de nota fiscal.

Prefeito enalteceu a agricultura familiar no município

O prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli, destacou que ter uma agricultura familiar forte é sinal de comida na mesa, geração de emprego e renda, paz no campo e bom funcionamento da economia. “Podemos incluir melhorias tanto para o poder público como para os produtores, facilitando as relações comerciais para produzir mais e diminuir a burocracia”, disse.

Marcelo Ascoli afirma que Sidrolândia é um exemplo de fortalecimento do setor e que a prefeitura vem atuando com foco na agricultura familiar para que os moradores do campo possam viver melhor. Além disto, tem a certeza de mercado, melhorando a capacidade produtiva e otimizando os recursos.

Também é do interesse dos produtores o debate com todos os envolvidos. Maria Sirlene de Araújo, do assentamento São Pedro, fornece pão caseiro para a merenda escolar e falou que o encontro permitiu ampliar o conhecimento sobre gestão, organização e administração do negócio. “Às vezes trabalhamos de forma um pouco leiga e essa mudança no olhar vai fazer diferença no nosso jeito de trabalhar”, completou.

(Escrita por: Nayara Tiago)