Publicado em 28/07/2021 às 18:21, Atualizado em 29/07/2021 às 15:52

Prefeitura entrega a 50 famílias alimentos adquiridos dos agricultores familiares

Suélen Duarte, Assessoria de Comunicação da Prefeitura,
Fotos: Rafael Brites

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sidrolândia entregou nesta quarta-feira (28), para 50 famílias de baixa renda, alimentos produzidos por agricultores familiares, que foram comprados com recursos do Programa de Aquisição da Agricultura (PAA). Entre os itens entregues estão frutas, como laranja, limão, além de mandioca, pão, bebida láctea e rapadura.

Todos os beneficiários vivem em situação de vulnerabilidade social e estão cadastrados nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) do município. A primeira entrega ocorreu para do Jandaia, onde foi realizada a entrega que marcou o lançamento do PAA, em Sidrolândia.

Nesta primeira entrega, a Marlize Giane dos Santos Sides de Oliveira, 23 anos, foi uma das beneficiadas. “Estou muito contente porque eu tenho um filho de dois anos e não tá fácil, estou desempregada, morando no acampamento brejão, debaixo de lona, graças a Deus estamos recebendo ajuda, quem sabe uma hora a gente vence”, disse referindo-se a sua atual situação.

De casaco vermelho, chefe de família Sirlei Matos. (Foto: Rafael Brites)

Os alimentos também estão ajudando a chefe de família Sirlei Matos, 55 anos. “Está tudo muito caro no mercado e ainda tenho que pagar o aluguel, é complicado demais porque só eu trabalho lá em casa”, completou agradecendo pelos alimentos que foram entregues por meio do PAA. “Só tenho que agradecer por este novo programa, fico muito feliz não só por eu, mas por todas as pessoas que necessitam e estão sendo ajudadas”, finalizou.

Para estimular a consciência ambiental, as famílias receberam uma sacola retornável que deverão utilizar todas as vezes que forem buscar os alimentos. “É muito importante que as pessoas tenham consciência em preservar o meio ambiente, essas pequenas mudanças de, por exemplo, utilizar sacola retornável faz a diferença. Aos poucos vamos avançando para, cada vez mais, diminuir os impactos que causamos na natureza”, disse a secretária de Assistência Social, Aletânia Ramires Gomes. Apesar de o plástico ser reciclável, muitos acabam indo para aterros sanitários, em vez de serem transformados em novos itens, podendo levar até mil anos para se decompor.

No município, atualmente, 21 pequenos produtores estão cadastrados no PAA. A pequena produtora Maria do Socorro, 53 anos, moradora do assentamento triângulo afirma estar feliz em participar do Programa. “Eu cultivo laranja, limão, quiabo, vagem, então, vou ajudar com esses produtos. Infelizmente, a geada matou toda a minha plantação ,as estou começando tudo de novo. Estou muito feliz em ajudar porque eu também estou sendo ajudada”, disse.

O PAA é operado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social de Sidrolândia e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

No total, 150 famílias serão beneficiadas, sendo 50 famílias de cada CRAS do município. A próxima entrega está marcada para o dia 4 de agosto, para as famílias cadastradas no Cras São Bento, que fica na Leôncio de Souza Brito, 0 (antigo PETI). Confira o cronogramas:

04/08 – Cras São Bento

11/08 – Cras Cascatinha