Publicado em 14/11/2025 às 15:11, Atualizado em 14/11/2025 às 19:17

Dia da Alfabetização: Sidrolândia destaca ações que fortalecem a aprendizagem na Rede Municipal

Comunicação,
Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização, uma data que destaca a importância desse pilar essencial para o desenvolvimento integral das crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante o direito à alfabetização e reforça a necessidade de ações colaborativas para avançarmos no aprendizado e na formação do hábito da leitura.

Em 2025, a Rede Municipal de Ensino de Sidrolândia reafirmou esse compromisso fortalecendo iniciativas que já são referência no Estado, como o MS Alfabetiza, programa que há anos integra as redes municipais e estadual em torno da melhoria dos indicadores de alfabetização

Em articulação com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), essas formações contribuíram para o aprimoramento do planejamento pedagógico, apoiando o avanço das crianças do 1º e 2º ano e a recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano, especialmente após os impactos da pandemia.

O trabalho é desenvolvido de forma colaborativa entre a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e a Secretaria Municipal de Educação, consolidando uma política de alfabetização alinhada às necessidades e características de Sidrolândia. Atualmente, a Rede Municipal atende 4.150 estudantes entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental, acompanhados por ações organizadas em cinco frentes:

Formação continuada de professores e gestores; avaliações externas com monitoramento dos indicadores; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação entre Estado e municípios; Distribuição de materiais didáticos complementares. Esses esforços, somados, qualificam o trabalho pedagógico e impulsionam resultados mais consistentes.

Ao longo do ano, os alunos também participaram de avaliações contínuas que permitem acompanhar de perto o desenvolvimento da leitura e da escrita. Paralelamente, todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil promoveram projetos literários que aproximam as crianças do universo da leitura. Entre os exemplos estão:

“Pássaros têm asas, pessoas têm livros” da Escola Domingos Alves Nantes, “Estrela da Leitura” da Escola Porfíria Lopes do Nascimento, Projeto de leitura “O Pequeno Príncipe: Uma viagem ao imaginário” e “Quem sou eu?” da Escola Leônida La Rosa Balbuena, “Mala Viajante”, “O Mágico de Oz” e “Caça ao Tesouro de Verbos” da Escola Olinda Brito de Souza, “Recital de Poemas” da Escola Sandro Luiz Gonzales, “Cidade Segura” do CMEI Inês Nunes'', entre outros.

Essas e outras ações destacam o compromisso da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com uma alfabetização mais sólida, significativa e capaz de abrir caminhos para o futuro das crianças.