Publicado em 15/04/2020 às 08:41, Atualizado em 15/09/2020 às 17:44

Prefeitura entrega ferramentas para Fundação Indígena para fortalecer Agricultura Familiar

Foram beneficiados agricultores familiares das comunidades Lagoinha, Córrego do Meio, 10 de maio, Tereré e Nova tereré

Karina Souza, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: Rafael Brites

Na manhã da segunda-feira (13/04), a Prefeitura de Sidrolândia realizou a entrega de ferramentas da agricultura familiar para a Fundação Indígena, que ficará responsável de distribuir para os caciques das aldeias do município.

As cinco comunidades indígenas irão ser contempladas, a aldeia Lagoinha, Córrego do Meio, 10 de maio, Tereré e Nova tereré, irão receber as ferramentas, e cada cacique irá entregar de acordo com a demanda, sendo assim atendidas aproximadamente 200 famílias da agricultura.

Foram entregues 60 enxadas com limas, 50 foices, 2 mil metros de telas para galinheiro e 50 chapéu de palha, ainda irá chegar matracas para plantio, ração para pintinhos, ração para alevinos e sementes que irão auxiliar na agricultura subsistência dos povos indígenas.

De acordo com o presidente da fundação, Venicio Jorge, por ser o primeiro governo em Sidrolândia que vem atendendo gradativamente a comunidade indígena, a expectativa com as novas ferramentas é grande e irá trazer um bom resultado para agricultura familiar.

“Quero agradecer ao prefeito Dr. Marcelo Ascoli que tem olhado para essas nossas necessidades, com o apoio dos nossos caciques, apoio das nossas lideranças e vereadores que estão envolvido nessa questão, buscando esse recurso para a nossa comunidade, isso é muito essencial. Isso vai trazer um bom resultado para a nossa agricultura familiar, então nossa gratidão é muito grande e a nossa expectativa é muito grande em torno desses materiais que estamos recebendo e principalmente na questão das nossas ferramentas, enfim, são coisas essências da nossa comunidade, isso o prefeito tem atendido de uma forma na medida do possível, apesar de todo esse movimento, essa crise que hoje o município, estado e o Brasil inteiro está passando, mas mesmo nessa forma o prefeito tem atendido gradativamente a nossa comunidade”, declarou o presidente.

O vice presidente da fundação, Antônio Figueiredo, agradeceu o presidente Venicio Jorge pelo trabalho que está mostrando na Fundação Indígena e ressaltou a importância do comprometimento dos caciques com as comunidades.

“As coisas estão andando de uma forma transparente para todas as comunidades, e quero dizer que os caciques tem que ter o comprometimento com a sua comunidade, assim como a fundação vai ter com o seu cacique, de forma transparente e bem objetiva, o importante é ter um caminho aberto”.

Segundo o responsável pela agricultura familiar na fundação, Claudinei Lopes, cada cacique representando a sua comunidade irá receber as ferramentas, nas aldeias eles irão ser responsáveis de organizar e distribuir para cada morador. Claudinei destacou a importância dessas ferramentas e que continuará buscando demandas para a comunidade.

“Esses materiais estarão ajudando na qualidade da agricultura familiar, isso torna mais ampla para a nossa comunidade, então nós temos que agradecer por estar beneficiando as 5 comunidades, isso é muito importante para o setor da agricultura porque estamos buscando melhoramento no setor e vamos buscar mais materiais para serem entregues”.

Além das ferramentas para agricultura familiar, a Prefeitura entregou material esportivo para a unidade, sendo 28 Bolas de Futebol, 15 Bolas de Futsal, 20 Bolas de Vôlei e 10 Kit Troféus, que também será distribuído para as cinco comunidades do município de Sidrolândia. Conforme Aparecido Alves, o responsável pelo esporte na unidade, foi implantado ano passado um projeto esportivo nas comunidades, e esses materiais irão ajudar nas escolinhas de futebol, voleibol e atletismo, dando um suporte a mais para as pessoas que trabalham com esse projeto que o principal alvo é afastar jovens do consumo de álcool, tabagismo e outras substâncias psicoativas.