Publicado em 26/03/2021 às 11:02, Atualizado em 26/03/2021 às 15:07

Em Live, prefeita fala sobre Decreto Estadual e situação da Covid-19 em Sidrolândia

Obrigatoriedade de seguir a recomendação do MP, envio de PL à Câmara para isenção de tributos ao comércio noturno, situação do Hospital, foram alguns dos temas abordados (Vídeo na íntegra, na matéria)

Mauro Silva, Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Prefeita Vanda Camilo em pronunciamento (Foto: Gledson Rocha)

A prefeita interina de Sidrolândia, Vanda Camilo, fez um pronunciamento na manhã desta sexta-feira (26/03) em Live pela página do Facebook da Prefeitura Municipal de Sidrolândia, para falar sobre as medidas restritivas para enfrentamento à Covid-19, que constam no Decreto Estadual 15.638, de 24/03/2021, instituído pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. (Veja o vídeo no final da matéria)

Ela esclareceu que, além do Decreto ser claro para que as medidas sejam cumpridas pelos 79 municípios, a Recomendação 02/2021 da Procuradoria-Geral do Ministério Público Estadual (MP) é para que seja seguida a norma, sob pena de medidas judiciais cabíveis aos prefeitos.

- Tenho uma recomendação que eu não posso fazer menos que o decreto do estado preconiza, eu posso ser punida, tenho que ter responsabilidade – disse a prefeita ao se referir ao documento do MP.

Hospital e testagens de Covid-19

O alto número de internações, casos confirmados e óbitos em Sidrolândia, também foi mencionado por Vanda Camilo, que ainda se referiu aos repasses realizados ao Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa.

- Ontem deu problema o compressor do Hospital, fomos comunicadas, autorizamos o empréstimo do compressor do CEO (Centro Odontológico) para o Hospital – comentou, ao destacar a triste marca de 63 óbitos por Covid-19 no município.

No ano passado foram 30 mortes, e nos três primeiros meses de 2021, 33 pessoas perderam a batalha para o Coronavírus.

- A situação no hospital está crítica, com 10 mortes na semana, março foram 28 mortes, perdemos 63 sidrolandenses – lamentou.

Sobre os recursos repassados ao Hospital, a prefeita informou que em 2021, nos três primeiros meses foram enviados R$ 2,5 milhões pela União, Governo do Estado e Prefeitura.

- A Ala Covid (do hospital) quem está custeando é o Município (Prefeitura). Aceito crítica, com certeza, desde que seja construtiva, precisamos de união agora, porque temos o compromisso de não deixar faltar leitos, remédios, tratamento digno à população – ressaltou.

A Administração Municipal ampliou o número de testagens de Covid-19, que passaram a ser realizadas no Nasf e ao lado da UPA, além da equipe itinerante que percorre a zona rural. De acordo com Vanda Camilo, será ampliada a quantidade de testes, e por esse motivo, é provável que aumente o número de casos confirmados.

Isenção de impostos ao comércio noturno

No pronunciamento, Vanda Camilo comunicou que a Prefeitura de Sidrolândia envia hoje (26/03) à Câmara Municipal, um Projeto de Lei que prevê a isenção do pagamento de impostos aos estabelecimentos comerciais que funcionam à noite, e que estão mais penalizados pelas medidas restritivas.

- Estou encaminhando hoje para a câmara um PL que dispõe sobre concessão de isenção de tributos para o comércio do período noturno – informou.

A prefeita citou o drama vivido por empresários que estão internados, e manifestou a preocupação com o comércio, impactado por causa das duras medidas, que são necessárias para salvar vidas, “vidas que movimentam a economia”, disse.